Nunca deixe de valorizar os sintomas das doenças cardíacas

Levantamento feito pelo Serviço de Cardiologia Clínica do Hospital Pilar, Curitiba, mostra que a cada 90 minutos dá entrada em seu Pronto Atendimento uma pessoa com problemas cardiovasculares. Esse número reforça os dados do Ministério da Saúde, que revelam a morte de 300 mil pessoas por ano, no Brasil, em decorrência de doenças cardíacas.

Conforme o médico cardiologista Abrão José Melhem Júnior, um dos coordenadores da equipe médica do serviço cardiológico do hospital, muitas vezes sintomas como dores no estômago, dores nas costas, nos ombros, sensação de tontura, sudorese fria, angústia no peito, ou qualquer dor localizada do queixo ao umbigo, podem estar relacionados às doenças cardiovasculares.

“Qualquer pessoa leiga em medicina não deve assumir a responsabilidade sobre decidir se o sintoma pode ou não ser perigoso”, alerta Melhem Júnior, referindo-se aos “palpites” recebidos por alguém que sofre desses sintomas. Para o médico, é importante que o paciente seja avaliado da maneira mais completa e integral possível. Assim, até mesmo a típica dor no peito, explica o médico, pode não ser diagnosticada como um infarto no coração, explica o médico.

Pronto atendimento

O infarto é a falta de circulação em uma área do músculo cardíaco, cujas células morrem por ficarem sem receber sangue com oxigênio e nutrientes. Segundo o cardiologista, a interrupção do fluxo de sangue para o coração pode acontecer de várias maneiras e o infarto acontece quando as placas de gordura entopem completamente a artéria e o sangue não passa. Assim, as células que deixaram de ser banhadas pela circulação acabam morrendo.

Segundo o especialista, ao sentir os primeiros sinais, o paciente deve, em primeiro lugar, correr contra o relógio, procurando um atendimento imediato, pois a área do músculo morta cresce rapidamente com o passar do tempo. O ideal é que o paciente seja levado a um hospital que tenha um pronto atendimento assistido por um cardiologista durante as 24 horas, uma das vantagens do Hospital Pilar, segundo o diretor Rodrigo Milano. Além disso, salienta Melhem Júnior, o serviço conta com uma exclusiva unidade coronariana e um moderno centro de hemodinâmica. “Com esses serviços o paciente tem maior segurança e credibilidade no diagnóstico de seu problema e rápida ação no atendimento”, reitera. O atendimento global multidisciplinar é um diferencial altamente significativo do Hospital Pilar, que comemora 40 anos de serviços prestados à saúde dos curitibanos. “Manter e ampliar esse padrão de atendimento é a principal meta do Pilar”, enfatiza Milano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo