Novos medicamentos beneficiam 2 mi de portadores de doenças reumáticas

Disponível no Brasil desde maio de 2003, ENBREL® (etanercepte), da Wyeth Pharma, acaba de ser incluído na lista de medicamentos distribuídos gratuitamente para a população pelo Ministério da Saúde. Nos últimos três anos, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e diversos grupos de apoio a pacientes com artrite enviaram sucessivas solicitações ao Ministério da Saúde para a inclusão de novos tratamentos biológicos na rede pública.

A inclusão do ENBREL® (etanercepte) nesta lista aumenta a possibilidade de escolha da classe médica quanto ao melhor tratamento para cada paciente, permitindo a substituição de medicamentos em caso de ineficácia, intolerância, hipersensibilidade ou até a definição da melhor via de administração, já que o produto não requer internação e após prescrição médica pode ser aplicado pelo próprio paciente.

ENBREL® (etanercepte) é indicado para o tratamento de doenças reumáticas como artrite reumatóide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica e artrite crônica juvenil. O produto já foi receitado por médicos especialistas para mais de 440 mil pacientes em todo o mundo. O medicamento inibe a progressão do dano estrutural articular, reduz a dor e a duração da rigidez matinal, diminuindo o número de articulações inchadas e sensíveis.

Segundo o atual presidente da SBR, Dr. Fernando Neubarth, a artrite reumatóide atinge cerca de dois milhões de brasileiros e é considerada uma doença altamente grave. Caracterizada pela dor e inflamação das articulações, pode resultar na incapacidade completa dos movimentos e deformação das articulações. ?Os agentes dito biológicos, bem indicados e no momento adequado, segundo avaliação criteriosa do médico reumatologista, consistem em uma importante novidade no tratamento destes pacientes?, complementa.

A SBR apóia a inclusão dos novos agentes biológicos na lista de medicamentos excepcionais, distribuídos gratuitamente para a população, de acordo com a prescrição médica e patológica do paciente. Essa alteração vai desonerar o sistema público de saúde com relação aos custos de longo prazo para procedimentos cirúrgicos e de reabilitação, além de outros enormes custos diretos e indiretos relacionados à incapacidade funcional da doença.

Psoríase

Perto de 5 milhões de portadores de psoríase dermatológica ainda estão no aguardo da análise para inclusão na lista de medicamentos do Ministério da Saúde.

Recentemente, foi aprovada no Brasil uma nova indicação para o medicamento ENBREL®: a psoríase dermatológica. A psoríase é uma doença crônica de pele, não contagiosa e ainda sem cura que se manifesta por meio da formação de manchas e placas avermelhadas com escamação branca. Seu processo inflamatório é conseqüência da produção excessiva de células da pele. O ENBREL® (etanercepte) age bloqueando a atuação de uma substância chamada TNF (Fator de Necrose Tumoral), espécie de proteína que estimula a inflamação.

Artrite Reumatóide

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença crônica e potencialmente incapacitante que afeta, só no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas, atingindo três vezes mais mulheres do que homens. Diferentemente da osteoartrite, que é o resultado do desgaste e do dilaceramento das juntas, a Artrite Reumatóide é uma doença na qual o sistema imunológico do organismo acomete as articulações e os tecidos macios circunjacentes.

Trata-se de uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações em virtude da erosão óssea e da cartilagem. A doença afeta duas vezes mais mulheres que homens e sua incidência aumenta com a idade. Em geral a AR acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como: rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em 5 a 10 anos.

Com a progressão da doença, os pacientes com AR desenvolvem incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissionais, com impacto econômico significativo para o paciente e para a sociedade.

Sintomas

A Artrite Reumatóide é caracterizada por dor, sensibilidade e inflamação das articulações e pode ser uma doença progressiva, debilitante e potencialmente fatal. As articulações, como as das mãos, dos joelhos, dos cotovelos e dos tornozelos, se inflamam, o que resulta em incapacitação e deformação.

Os sinais e os sintomas compreendem cansaço, dor, rigidez matutina e inflamação na(s) articulação(ões) ou nas adjacências, além de dificuldade de movimentar uma ou mais articulações.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo