Novo método trata depressão pós-parto com estimulação magnética

O novo tratamento Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) para tratar a depressão pós-parto, desenvolvido pelo Grupo de pesquisa do Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas (USP), consiste na ativação dos neurônios que ficam doentes em função do quadro clínico.

Por quatro semanas, as 10 mulheres que participaram do estudo foram submetidas ao tratamento. Nessa técnica, um campo magnético é colocado ao redor do cérebro da paciente e suas ondas promovem a ativação de neurônios ligados à depressão, amenizando sintomas como tristeza, choros frequentes, sensação de cansaço, falta de energia e indisposição geral, que caracterizam a doença.

De todas as mulheres que participaram do estudo, oito apresentaram melhoras destes sintomas e recuperação significativa da memória imediata e da capacidade cognitiva. Em tratamentos convencionais, com terapia e antidepressivos, o prazo para se obter os mesmos resultados é bem maior e, como a terapia age de acordo com características específicas de cada paciente, não apresenta necessariamente resultados satisfatórios da mesma importância. Além disso, alguns medicamentos usados durante o tratamento convencional inibem a produção de leite materno.

Pesquisadores explicam que novos testes devem ser realizados com mais dez pacientes para avaliar o tempo adequado do tratamento e sua indicação. Porém, de acordo com os cientistas, sua aplicação em hospitais já é certa para os próximos anos.