As marcas do tempo que ficam impressas no rosto das pessoas, principalmente ao redor da boca e nos sulcos que vão até o nariz, em muitos casos, podem ter uma causa até então pouco difundida: o desgaste ou a perda dos dentes. Pelo menos é o que demonstram as novas técnicas de reabilitação oral, que incluem o tratamento associado de várias especialidades da área odontológica, como dentística, ortodontia e implantodontia, entre outras. Ricardo Luiz Grein, professor da Universidade Federal do Paraná, destaca que a atuação multidisciplinar consegue resolver problemas bucais e solucionar, ou pelo menos minimizar, questões estéticas.

continua após a publicidade

?No dia-a-dia são encontrados pacientes insatisfeitos com a sua condição estética?, comenta Grein. As principais queixas são contra dentes compridos, grandes, largos ou mal posicionados. Para aumentar ainda mais a insatisfação pessoal, as pessoas reclamam de lábios finos e caídos, além de rugas e marcas de expressão. Segundo o especialista, toda dentição precisa de cuidado constante, pois ocorre um desgaste natural dos dentes ao longo da vida. Com isso, existe a tendência de uma deslocação dos dentes remanescentes para preencher esses espaços vazios. Como conseqüência, os músculos da face também sofrem os efeitos desse processo.

Rejuvenescimento

Restituir a dentição e melhorar sua estruturação possibilita, conforme Ricado Grein, a diminuição ou eliminação dos vincos e marcas de expressão, minimizando a necessidade de futuras cirurgias plásticas e, até mesmo, preenchimentos com botox. Por isso, de acordo com o professor, o problema das rugas ao redor dos lábios é eliminado com o tratamento odontológico correto. Ele cita como exemplo muitos artistas que se utilizam desse método para melhorar sua condição estética facial. "Os dentes cumprem um papel transformador quando bem posicionados na boca, rejuvenescem a face do paciente", enfatiza.

O primeiro passo para viabilizar o tratamento é um criterioso trabalho de avaliação. Essa preocupação deve ultrapassar os efeitos estéticos e levar em conta a recuperação da mastigação, entre outros aspectos funcionais da boca. Para isso são necessários profundos conhecimentos nas áreas de cirurgia e endodontia, sem contar a utilização de materiais de primeira linha. Muitas vezes, para que se consiga um resultado satisfatório, é necessário, além da colocação de implantes, enxertos ósseos, gengivais, de tecido conjuntivo, o uso de facetas dentárias e próteses. Para completar a reabilitação oral é feito um clareamento dental e gengival.

continua após a publicidade

Ricado Grein diz que o objetivo da associação dessas técnicas é trazer melhorias funcionais com o retorno à mastigação com bons padrões, a confiança de falar e rir em público, além de propiciar um contorno facial de melhor estética e aparência mais jovial. ?Na quase totalidade dos casos até aqui tratados, a melhoria da realidade estética tem superado as expectativas da pessoa quanto à sua aparência?, completa.