Nada de feijoadas, dobradinhas ou rabadas. A chegada do verão e da temporada de praia deve trazer mudanças no comportamento e nos hábitos alimentares das pessoas.

continua após a publicidade

Com os termômetros em alta, muitas pessoas passam mais tempo na praia, se animam a praticar exercícios físicos mais intensamente, mas se esquecem de buscar uma alimentação mais saudável.

É natural, portanto, a alteração dos hábitos alimentares nessa época do ano.

Segundo Gisele Pontaroli Raymundo, professora de Nutrição e Dietética, o calor faz com que as pessoas escolham alimentos menos calóricos e energéticos.

continua após a publicidade

Se no inverno, explica Gisele, existe a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal, no verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração e do esforço físico.

“Como a perda de sais minerais pode ser reposta com a ingestão de frutas e sucos naturais, devemos dar prioridade a esses tipos de alimento”, afirma.

continua após a publicidade

Sem esquecer que a hidratação deve se iniciar de dentro para fora do corpo, por isso, o consumo de água deve ser aumentado, pois, além de manter o corpo sempre hidratado, auxilia no bom funcionamento do intestino.

Fácil digestão

De acordo com a nutricionista, as altas temperaturas também fazem com que as pessoas sintam pouca disposição para se alimentar. “Comer é uma atividade física que, como qualquer outra, faz com que as pessoas sintam calor. Por isso, algumas pessoas podem sentir certo desconforto ao iniciar as refeições nos dias mais quentes”, frisa.

Para manter o equilíbrio nutricional do corpo é recomendada a ingestão de alimentos refrescantes e fáceis de serem digeridos, como saladas, verduras, legumes e frutas, o que torna as refeições mais agradáveis e saudáveis.

Para aqueles que aproveitam o verão para praticar atividades físicas, o cuidado deve ser redobrado. O ideal, de acordo com Gisele, é receber um acompanhamento médico e nutricional antes de dar início aos exercícios.

“É muito comum que pessoas mal informadas sofram conseqüências, como a desidratação, já que não percebem que a perda de líquido corporal aumenta no calor”, alerta, salientando que a reposição dos nutrientes perdidos precisa ser feita antes, durante e depois da atividade física.

O alimento adequado

Quando se transpira demais, perdem-se minerais, como potássio, zinco e vitaminas hidrossolúveis como as do tipo C e do complexo B. Para a reposição desses nutrientes devemos incluir em nossa dieta alimentos como:

* Grãos integrais, ostras, carne de boi, frango e leite (ricos em zinco)
* Batata, tomate e banana (ricos em potássio)
* Cereais integrais, legumes, fígado de boi e carnes vermelhas (ricos em complexo B)
* Frutas cítricas e vegetais verde-escuros (ricos em vitamina C).