Durante o mês de junho, época de festas juninas, o número de atendimentos a vítimas de queimaduras aumenta em cerca de 50% no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), único em Brasília cadastrado pelo Ministério da Saúde para atender esses casos.
Segundo a médica Márcia Cardoso, muitos acidentes que ocorrem nessa época são provocados por fogos de artifício e fogueiras, tradicionais nas festas de São João.
"Crianças não podem soltar nenhum tipo de fogo de artifício sem a orientação de um adulto. E devem ser usados os fogos adequados para a idade (da criança)", alertou a médica.
Segundo ela, existem no mercado quatro categorias de fogos de artifício (A,B, C e D). Apenas os da categoria A, que inclui os chamados estalinhos, podem ser vendidos para crianças.
Márcia Cardoso destaca que a maioria dos casos de queimaduras atendidos no hospital durante todo o ano é acidente doméstico, causado principalmente por líquidos quentes, e que as crianças são vítimas freqüentes. Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal apontam que 45% das queimaduras são verificadas em pessoas de 1 a 10 anos de idade.
As queimaduras necessitam de um tratamento prolongado e doloroso de acordo com a médica. Ela também alertou que nesses casos não deve ser utilizado nenhum procedimento além da lavagem com água limpa e que a avaliação médica é muito importante.
Em 2007, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu 15.997 casos de queimaduras em todo o país.