As mulheres com mais de 50 anos serão o principal alvo da campanha de Carnaval deste ano contra a aids, que será desenvolvida pela Secretaria estadual da Saúde do Paraná, em parceria com o Ministério da Saúde. A campanha será uma resposta ao crescimento da doença entre mulheres desta faixa etária no Estado. E tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância do uso do preservativo e fortalecê-las para que possam ter condições de exercer mais plenamente a sexualidade.

continua após a publicidade

Com o tema “Bloco da Mulher Madura”, a Secretaria da Saúde, por meio da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá – junto com a Pastoral da Aids – dá início às primeiras atividades de orientação e prevenção e apoio que acontece nesta segunda-feira (2) em Paranaguá.

“O crescimento da aids nesta faixa etária assusta e por isso desenvolvemos uma ação específica e focada”, analisa o secretário da Saúde, Gilberto Martin. “Uma equipe voluntária, formada por agentes da Pastoral da Aids, percorrerá com um ônibus itinerante os municípios do litoral para desenvolver atividades de prevenção e assistência às pessoas soropositiva”, completa o coordenador-regional da Pastoral da Aids, Kléber Fábio de Oliveira Mendes.

As atividades da Pastoral consistirão em celebrações, palestras, roda de conversa, apresentações de filmes, videokê, e apresentações artísticas, como música, dança e teatro.

continua após a publicidade

De acordo com a técnica de vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde, Wilsa Amaral, a Secretaria pretende também dar continuidade à Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids realizada em 2008, quando o público-alvo era homens acima de 50 anos, entretanto, desta vez o foco principal será a mulher com mais de 50 anos.

“Além da prevenção – informação e orientação – o Estado apóia ações de assistência ao soropositivo. Nós fazemos o acompanhamento epidemiológico e o gerenciamento da doença no estado e quando necessário fazemos também o encaminhamento de pessoas com HIV para Ongs e Instituições de apoio” destaca.

continua após a publicidade

Dados preliminares de 2008 do Paraná mostram que 802 pessoas contraíram o vírus. No público feminino acima de 60 anos, a incidência de aids praticamente dobrou nos últimos dez anos, de 15,3 em 1998 para 30,3, segundo dados preliminares da Divisão de Controle de DST/AIDS da Secretaria da Saúde. Atualmente, no Paraná, estima-se que existam mais de 20 mil pessoas vivendo com HIV/Aids. Desde 1984, 36,5% dos infectados com o vírus morreram vitimas de doenças oportunistas.

BOX

Cronograma de atividades para prevenção do HIV/Aids no Carnaval 2009, “Projeto se eles soubessem”:

– De 02 a 08/02 – Terminal Rodoviário Urbano de Paranaguá
– 09/02 – Praça Vila Guarani – Paranaguá
– 10/02 – Vila do Povo – Paranaguá
– 11/02 – Serraria do Rocha – Paranaguá
– 12/02 – Alexandra e Colônias – Paranaguá
– 13/02 – Jardim Esperança – Paranaguá
– 14/02 – Jardim Iguaçu – Paranaguá
– 15/02 – Portal Ilha dos Valadares
– 16 e 17/02 – Pontal do Paraná
– 18 e 19/02 – Morretes
– 20 e 21/02 – Antonina
– 22 e 23/02 – Matinhos
– 24 e 25/02 – Guaratuba
– 26 e 27/02 – Visita a Guaraqueçaba
– 28/02 Encerramento das atividades – Paranaguá.

* Percurso sujeito a alterações