Um de cada quatro jovens italianos sofre de miopia, doença que atinge cada vez mais pessoas no país, segundo o professor Mario Stirpe, presidente da Fundação Bietti, durante o recente VI Congresso Internacional sobre a Miopia.
Durante o encontro foram apresentados os primeiros resultados da experimentação de uma possível cura da miopia em crianças através de um gel.
Os especialistas acusaram o estilo de vida sedentário dos jovens e a obesidade, além das dietas incorretas, não balanceadas e carentes de nutrientes essenciais, como causas da maior difusão da miopia.
Segundo os especialistas, para deter a progressão da diminuição da visão deveria-se evitar frituras e privilegiar as frutas e as verduras. Controlar o metabolismo é essencial, afirmaram. Antes os jovens se deslocavam mais e estavam acostumados a se deslocar a pé. Hoje, existem as academias, mas o efeito não é idêntico.
Os especialistas também disseram que se sabe pouco sobre o eventual efeito negativo do monitor do computador ou da tela do televisor.
Na dieta que os estudiosos propõem nunca devem faltar os sais minerais, as vitaminas e principalmente o cálcio, porque essas substâncias são os principais componentes da parte branca do olho.