Os primeiros sinais do envelhecimento podem ser identificados pelos sinais de cansaço e o aparecimento de algumas doenças. É natural, nesta etapa da vida, que as pessoas percam massa muscular e óssea, diminuindo o equilíbrio e a flexibilidade, entre outras funções.
“Muitos idosos encontram no método pilates a técnica perfeita para contornar o problema, pois a sua base são os exercícios de fortalecimento dos músculos”, explica a professora Tatiana Loyola, da Clínica Flex Pilates.
O alongamento feito no método traz maior flexibilidade e estimula a renovação do colágeno. Como não apresenta impacto às articulações pode ser praticado por pessoas que sofrem de artrose, artrite ou osteoporose.
As temíveis dores nas costas, no quadril e na coluna, que são regiões bastante atingidas pelas doenças reumáticas são tratadas pelo Pilates, fortalecendo a musculatura e proporcionando mais qualidade de vida aos praticantes.
Segundo a fisioterapeuta a autoestima também fica elevada, pois o praticante começa a sentir melhora nos seus movimentos e tem avanços significativos no seu dia a dia.