Resultados parciais da primeira edição do projeto NutriDia, coordenado pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) revelaram que 81% dos pacientes não consomem de forma correta a refeição oferecida pelos hospitais.
As principais razões apresentadas para a não consumação das refeições foram falta de apetite, ter perdido o horário da refeição, pois estava realizando algum exame/cirurgia e não ter gostado do sabor da comida oferecida.
“Apenas 43,5% referiram ter ingerido todo o almoço oferecido no dia da avaliação”, destaca Cristina Gonzáles, coordenadora do projeto.
Metade dos pacientes não tinha em seu prontuário médico a avaliação quanto ao risco nutricional. Entre os pacientes que apresentavam esta avaliação, metade encontra-se em risco nutricional, ou seja, já estavam desnutridos ou tinham risco de desenvolver desnutrição durante sua internação. Em relação à perda de peso, 63,3% dos entrevistados referiram ter perdido peso nos últimos três meses, sendo que a maioria perdeu entre 2 a 3 kg.
O projeto, que é realizado anualmente na Europa desde 2006 e hoje conta com a participação de 27 países, tem como objetivo conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância da alimentação adequada para o processo de recuperação do paciente e alertar sobre o alto número de desnutrição hospitalar, um dos principais fatores pelo aumento no tempo de internação, complicações e mortalidade.