A memória das crianças pequenas se desenvolve muito lentamente no primeiro ano de vida, mas depois se acelera de maneira muito precisa no segundo ano, não apenas pelas experiências mas também pelo crescimento do cérebro.

Assim constatou uma equipe de cientistas americanos da Universidade de Harvard, em uma pesquisa cujos resultados foram publicados na revista científica britânica “Nature”.

Os pesquisadores declaram haver realizado seu trabalho com crianças entre 9, 17 e 24 meses, mostrando suas ações simples tais como, por exemplo, passar um pano em uma mesa e depois jogá-lo ao chão, descrevendo cada detalhe.

Quatro meses depois foi pedido às mesmas crianças repetir as ações. As crianças de 21 e 28 meses demonstraram boa memória em relação ao que foi visto quatro meses antes, enquanto as de 13 meses se mostraram incapazes.

“Nosso descobrimento demonstra que a memorização aumenta durante o segundo ano de vida e a evolução do lobo frontal ao final do primeiro ano contribui para o desenvolvimento da memória”, disseram os pesquisadores.

“Nossos resultados confirmam a teoria segundo a qual aos nove meses o hipocampo e as regiões do córtex frontal não estão plenamente desenvolvidos”, concluíram os cientistas.

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