Médicos sugerem espera de um ano entre gestações

As mulheres devem deixar passar pelo menos um ano antes de terem mais um filho, pois uma nova gravidez imediatamente após a anterior implica certos riscos para a vida do bebê. O recém-nascido pode ser prematuro, ter algum defeito ou até mesmo morrer, sustentam especialistas da Universidade de Cambridge num estudo publicado pelo “British Medical Journal”, em base a uma pesquisa feita na Escócia.

Entre 1992 e 1998, os médicos acompanharam 89 mil mulheres em seu segundo parto, registrado num intervalo de até cinco anos. Cinco em cada cem engravidaram menos de seis meses após darem à luz, duplicando o risco de partos prematuros ou de morte do recém-nascido, advertiram os especialistas. “Este risco, embora pequeno, é significativo”, assinalaram os autores do estudo, pedindo aos ginecologistas e obstetras que “recomendem às suas pacientes um intervalo prudente entre uma gravidez e outra”.

Segundo os médicos de Cambridge, “é evidente que as complicações se relacionam ao fato de que, com o curto espaço de tempo entre as gestações, o organismo feminino não consegue recuperar-se inteiramente das seqüelas deixadas pelo primeiro parto”.

“Além disso, há fatores sociais que podem agravar a situação, como indicam os dados sobre muitas das mulheres que engravidaram novamente logo após darem à luz”, alertaram os pesquisadores. “Na maioria dos casos, tratava-se de mulheres procedentes de ambientes socialmente ?degradados?, com pouca informação sobre métodos anticoncepcionais e que, também na primeira gestação, tiveram algumas complicações mais ou menos sérias”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo