Médicos debatem depressão e sexualidade feminina

Na próxima quarta-feira, dia 16, médicos de São Paulo (SP) participarão do simpósio Depressão X Sexualidade Feminina, que faz parte do Ciclo de Educação Médica Continuada promovido pela Libbs Farmacêutica. Durante o evento, que acontece no Golden Tulip Park Plaza, os profissionais de saúde conhecerão as novas tendências no tratamento da depressão associada à disfunção sexual, sintoma que atinge cerca de 70% dos casos diagnosticados. Mais do que um efeito colateral, a baixa libido realimenta o processo depressivo, formando um perigoso círculo vicioso que, segundo especilalistas, pode levar ao abandono do tratamento.

Estima-se que 10 milhões de brasileiros sofram com a depressão, uma doença que se afeta o estado de ânimo do indivíduo, gerando falta de disposição e sentimentos de pessimismo, culpa e ruína. Embora possa afetar as pessoas em qualquer fase da vida, a incidência do mal é maior na meia-idade, com uma prevalência de 5 a 10% entre as mulheres. O tratamento, que leva de seis meses a vários anos, é feito com a associação da psicoterapia com antidepressivos.

O simpósio Depressão X Sexualidade Feminina será ministrado pela Dra. Carmita Helena Najjar Abdo, professora da Faculdade de Medicina da USP (Depto. de Psiquiatria) e coordenadora do ProSex (Projeto Sexualidade). A especialista falará sobre depressão e sexualidade feminina, mostrando os melhores tratamentos para a doença que preservem a libido da paciente.

O ciclo de palestras acontece em grandes cidades brasileiras até o final do ano. A iniciativa visa a integração dos profissionais de saúde e da atualização da classe médica, esclarecendo as dúvidas mais comuns em alguns casos clínicos.

Serviço:

Ciclo de Educação Médica Continuada Libbs Farmacêutica
Tema: Depressão X Sexualidade Feminina
Palestrante: Dra. Carmita Helena Najjar Abdo
Data: 16/06/2004
Horário: 20h00
Local: Hotel Golden Tulip Park Plaza – São Paulo (SP)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo