Um produto natural contra a hepatite, com propriedades curativas e elaborado a partir de uma planta silvestre, será colocado à venda na província ocidental de Pinar del Río, em Cuba, em uma primeira etapa de comercialização que, segundo se prevê, se estenderá a toda a ilha.
Com o nome de “Cumin”, o medicamento se revelou um produto de provada eficácia contra problemas hepáticos crônicos, explicou o médico Juan García. García é autor de um estudo iniciado em 1995 que permitiu verificar as propriedades da “cúrcuma longa L”, ou “yunquilla amarilla”, como é conhecida popularmente, uma planta silvestre de Pinar del Río, que fica a 150 quilômetros de Havana.
A “cúrcuma” permite o fornecimento estável da matéria-prima para uma fábrica local onde se elabora o medicamento. O produto, totalmente natural, se revelou um ótimo antioxidante, hepatoprotetor e antiinflamatório, e seus resultados têm sido significativos em tratamentos indicados.
Cuba desenvolveu uma promissora indústria de medicamentos a partir de produtos naturais, entre os quais se destaca o “vimang”, um antioxidante que tem sua matéria-prima no córtex de algumas variedades de mangueira. O “vimang” está sendo testado na ilha pelo Instituto de Pesquisas Tropicais Pedro Kourí, com resultados promissores no tratamento de pacientes com o vírus da Aids.