Maquiagem deve estar em sintonia com os óculos

Mais do que funcionalidade, hoje os óculos tem um papel importantíssimo na composição do visual da mulher moderna, virou marca registrada do estilo de quem usa. Cada vez mais personalizadas, as armações podem ser combinadas com a cor da roupa, da bolsa, do esmalte e outras possibilidades. A profissional do salão e centro de estética Lady&Lord Shopping Curitiba, Elis Kieski, chama a atenção para um detalhe que faz toda a diferença na composição do visual das adeptas dos óculos, a maquiagem! “Os óculos funcionam como um filtro no rosto. Por isso recomendo uma atenção especial para os olhos, para valorizá-los por trás das lentes. Eles devem chamar a atenção, e não os óculos”, orienta a maquiadora.

Quem usa óculos já deve ter passado pela experiência de vesti-lo afoitamente após a passada da máscara para os cílios e acabar com as lentes manchadas. Outra frustração comum são as sombras de pouca expressão, que acabam sumindo por trás da armação. “Sempre recomendo que a escolha da armação, além do formato do rosto, respeite a linha das sobrancelhas, que não devem ficar escondidas. A observação vale também para o momento de delineá-la”, conta Elis. Uma dica da profissional é destacar a sobrancelha com um lápis próprio para esta função, “a atenção vai para o rosto, e não para os óculos”, explica. Por outro lado, “combinar a produção com a cor da armação pode resultar em um look bem humorado”, completa a maquiadora.

Os profissionais da área costumam chamar de “interferências” aquilo que chama a atenção no rosto em primeiro lugar, como óculos, franjas espessas, tinturas vibrantes nos cabelos, aparelhos nos dentes e outros. “Precisamos adaptar a produção para que todos os detalhes se completem e não atrapalhem o look”, explica Elis. Para quem prefere a discrição, a maquiadora recomenda o uso de armações que “desapareçam” no rosto, permitindo uma melhor visualização da maquiagem. “Uma dica é usar tonalidades de aro compatíveis com a cor da pele. Vale lembrar que a armação e a maquiagem devem estar em sintonia, senão o risco do visual ficar exagerado é grande”, orienta a profissional do Lady&Lord.

O cuidado deve recair também sobre o tipo de lente usada, dependendo do caso, ela causa o efeito ótico de diminuição ou aumento dos olhos. No primeiro caso, vale o uso da maquiagem que produza um efeito de aumentar os olhos. Para as lentes que aumentam, cuidar para que a máscara de cílios esteja bem marcada e os acabamentos esfumaçados, para disfarçarem o efeito.