A nova edição da Revista Mãos Dadas, distribuída gratuitamente em todo o país pela Merck Serono aos pacientes com esclerose múltipla, traz várias matérias de interesse aos envolvidos com a doença. Uma das entrevistas, com o Dr. Nelson Hamerschlak, hematologista da USP e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, alerta sobre a falta de comprovação científica de tratamentos da moda, como a auto-hemoterapia. ?Não há nenhum fundamento científico para essa prática. Desconfio sempre de procedimentos e medicamentos que servem para mil e uma utilidades?, informa o hematologista.
A edição traz também uma matéria sobre a equipe de enfermagem domiciliar da Merck Serono, instituída em 2003 pelo Programa de Atendimento ao Paciente – PAP. A enfermeira e assistente técnica Daniele Maia de Medeiros fala sobre a importância da atenção e do incentivo que esse programa leva aos pacientes de esclerose múltipla. O programa já funciona em diversas cidades do país.
Os jogos Parapan-Americanos – que serão realizados em agosto, no Rio de Janeiro – são tema de outra matéria da revista, que fala ainda sobre a conclusão das comemorações dos 10 anos do PAP e sobre o Prêmio Lupa de Ouro, conquistado pelo Programa de Atendimento ao Paciente, da divisão de Neurologia da Merck Serono. Em sua capa, a Revista Mãos Dadas traz uma entrevista com Renata Agueda Portezan, terapeuta ocupacional da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla).
Os pacientes de Esclerose Múltipla que desejarem receber a Revista Mãos Dadas ou conversar e ter informações no PAP (Programa de Atendimento ao Paciente) devem entrar em contato com o telefone 0800-11-3320 ou e-mail: pap@merckserono.net Também podem ser acessados dois sites informativos sobre a Esclerose Múltipla: www.rebif.com.br ou www.emrede.com.br
A Esclerose Múltipla é uma doença crônica e auto-imune que acomete o sistema nervoso central e é a causa mais comum de incapacidade neurológica em adultos jovens. No Brasil estima-se a existência de 25 mil portadores. Em todo o mundo são cerca de 2 milhões.