Uma simples fotografia dos olhos de uma criança pode revelar se ela tem uma doença grave chamada retinoblastoma, um tumor intra-ocular de alta malignidade, que pode provocar cegueira, câncer de ossos e fígado, e até a morte, se não diagnosticado e tratado precocemente. Para informar e esclarecer sobre os sinais da doença, o Hospital Erasto Gaetner, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde,iniciou uma campanha que está sendo veiculada na mídia, com a participação do técnico de vôlei Bernardinho.

continua após a publicidade

A incidência da doença é mais comum em crianças de zero a cinco anos, mas não está descartado o aparecimento do retinoblastoma em adolescentes de até 18 anos. O sinal de alerta do retinoblastoma é a leucocoria (pupila branca), conhecida também como “olho de gato”. Na verdade, nada mais é do que o reflexo da luz sobre o tumor.

O modo mais fácil de observar a mancha branca é através da fotografia. A luz emitida pelo flash da máquina fotográfica torna o tumor visível. Quando a foto é revelada, a criança aparece com uma mancha branca no lugar da pupila (menina dos olhos). Se isto acontecer, deve-se procurar imediatamente um especialista. O segundo sinal mais comum do retinoblastoma é o estrabismo.

Observa-se que 60% dos pacientes dos pacientes portadores do retinoblastoma procuram atendimento médico já em grau avançado, sem condições de preservar a visão. Se diagnosticado na fase inicial, o tratamento pode ser feito em menos tempo, com menos chance de seqüelas. Nestes casos, é grande a possibilidade de preservar a visão e a vida do paciente.

continua após a publicidade