Livro ensina o controle do diabetes pelas plantas

O diabetes é uma doença que atinge 350 milhões de pessoas no mundo. No Brasil existem cerca de 16 milhões de diabéticos. Desses, a metade não sabe que tem o problema. O professor Lelington Lobo Franco, articulista de O Estado, é diabético. Ele está lançando seu 10.º livro, Diabetes-Uma Doce Tentação. A obra traz várias informações de como se prevenir, tratar e conviver com a doença.

Além das características da doença, das formas de tratamento convencional e de tratamento fitoterápico, o livro traz informações sobre alimentação e exercícios físicos. Na questão da alimentação, há um capítulo especial escrito pela nutricionista Amélia Gomes.

Franco explicou que o diabetes é dividido em dois tipos. Um transmitido hereditariamente; o outro, relacionado à obesidade. “Em 95% dos casos, as pessoas 15% acima do peso têm diabetes”, revelou. O livro tem várias informações sobre o uso de plantas no tratamento. Entre as mais indicadas, Franco destacou a pata de vaca, pau-ferro, jambolão, pedra-ume-caá e ginkgo biloba. “É importante destacar que se a pessoa não se exercitar, fica difícil controlar o diabetes”, afirmou. O professor lembrou que já teve o índice de glicose no sangue de 320mg/dl. Hoje seu diabetes está controlado, dentro dos padrões aceitáveis, que vão de 70 a 110mg/dl. “Se não controlada, a doença pode trazer várias complicações com o problemas de circulação, insuficiência renal, cataratas, compromete o sistema nervoso, complicações coronárias e disfunção erétil”, relatou.

Alimentos

A nutricionista Amélia Gomes destacou que o livro mostra os alimentos indicados e os não indicados aos diabéticos. Além disso, traz dicas de como deve ser feita alimentação. “O diabético deve comer entre cinco e seis vezes ao dia em pequenas porções. Frutas e verduras, principalmente cruas, são indicadas”, explicou, destacando que o livro também apresenta receitas ideais para os diabéticos.

Serviço: O livro Diabetes-Uma Doce Tentação, 152 páginas, Editora Lobo Franco, custa R$ 29,50.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo