Já está disponível nas livrarias a obra Doenças Tratadas com Plantas Medicinais do químico e pós-graduado em Fitologia, Lelington Lobo Franco, que há 20 anos estuda este tipo de planta. No livro, ele explica diversas doenças como câncer, sinusite, reumatismo, diabetes, enxaqueca e mostra como tratá-las. Está é a nona obra do autor nesta área.
Lelington também é colunista do Paraná-Online. Aos domingos, tem um espaço para falar sobre os poder das plantas. Além disto, sempre dá palestras sobre o assunto. No ano passado, passou os meses de outubro e novembro nos EUA falando sobre o que aprendeu. Um dos seus últimos trabalhos foi uma pesquisa com plantas com poder curativo na Amazônia. O resultado vai ser publicado no próximo livro.
O químico comenta que este livro serve como um pronto-socorro para diversas doenças incluindo obesidade e até celulites e verrugas. Primeiro, ele explica o que é cada tipo de patologia, depois as plantas indicadas para o tratamento, o modo de preparo e uso do medicamento. Também há um capítulo dedicado às crianças. Ali está o tratamento para as doenças mais comuns e até a sugestão de uma sopa nutritiva. Outros capítulos explicam termos técnicos, falam sobre minerais, vitaminas e como socorrer pessoas vítimas de plantas venenosas.
Como tratar a conjuntivite
Para a conjuntivite, doença que atingiu 30% da população de Foz do Iguaçu e de Paranaguá logo após o carnaval, e que costuma atacar mais no inverno, ele sugere o uso de arruda, avenca, picão e jaborandi. Veja como prepará-las:
Arruda ? Suco de arruda fresca amassada em água. Aplicar no local com auxílio de algodão, várias vezes ao dia, até sarar.
Avenca (erva seca) ? Tomar o chá por infusão(ferve a água e coloca sobre a erva, tampando a vasilha por cinco ou dez minutos).
Picão ? Tomar e aplicar o chá por infusão.
Jaborandi ? Infusão das folhas (10g em 200ml de água). Filtrar e fazer lavagens com auxílio de um algodão várias vezes ao dia.