O Dr. Lidio Jair Ribas Centa é o “Médico do Ano de 2010”, tradicional diploma concedido pela Academia Paranaense de Medicina.

continua após a publicidade

De acordo com Hélio Germiniani, presidente da entidade, o reconhecimento simboliza o respeito conquistado nacionalmente pelo especialista entre os seus pares, pelo seu pioneirismo e pelo seu respeito à ética no exercício da profissão.

Lidio Centa é um dos mais conceituados especialistas em medicina reprodutiva do país. Em 1977, fundou a Androlab -Reprodução Assistida e, logo em seguida, implantou um dos primeiros bancos de sêmen do país e o primeiro do Paraná.

Recentemente, o medicou ganhou destaque ganhou destaque na imprensa nacional, ao conceder entrevistas sobre o caso de Kátia Lenerneier, sua paciente, que conseguiu na Justiça o direito de utilizar o sêmen congelado do marido falecido, para utilizá-lo em futura geração. As tentativas de gravidez pelas técnicas de produção assistida já estão em andamento.

continua após a publicidade

O médico é também membro e sócio-fundador do Núcleo Brasileiro de Embriologistas em Medicina Reprodutiva, membro da Sociedade de Cientistas em Medicina Reprodutiva, além de possuir experiência clínica e acadêmica pelas universidades Autônoma de Barcelona (Espanha) e do Centro de Investigaciones em Reprodução (Universidade de Buenos Aires).