O uso de lentes de contato traz uma série de benefícios aos portadores de miopia, astigmatismo e hipermetropia: melhoram o campo visual, corrigem a visão, melhoram a estética, permitem a prática de esportes e até melhoram o desempenho em determinados tipos de trabalho. Entretanto o uso incorreto das lentes podem causar uma série de prejuízos à saúde ocular. O assunto foi abordado ontem, Dia Mundial da Visão, em um estande montado na Boca Maldita, em Curitiba, pelo Lions Club Santa Felicidade e pela Prefeitura.

Segundo a presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia, Tânia Schaefer, tanto as lentes estéticas quanto as de correção visual devem ser receitadas por um oftalmologista. Só ele pode identificar a necessidade da lente e dizer que tipo de lente se ajusta melhor ao paciente. “Existem lentes gelatinosas e rígidas. A adaptação a elas começa quando o médico as indica e encerra-se no momento em que elas são jogadas fora. Durante todo o período, o usuário deve fazer visitas constantes ao oftalmologista”, explica.

O que difere uma lente da outra é o material que a compõe. Dependendo do material, a lente pode ser usada por apenas uma semana ou por mais de um ano. Deve ser retirada à noite ou mesmo utilizada para dormir. “O que acontece é que muitas vezes a pessoa compra um lente por iniciativa própria, sem indicação médica, e a utiliza por um período de tempo superior ao indicado”, diz Tânia.

Após a aquisição da lente, o paciente deve tomar uma série de cuidados com a higiene, lavando-a e guardando-a mergulhada em produtos específicos. O uso inadequado e a falta de cuidado no manuseio podem resultar em úlceras de córnea, inchaços, infecções e, em casos mais extremos, até perda de visão. “Lentes de contato são um corpo estranho ao sistema ocular e não podem ser adquiridas como uma peça de roupa”, alerta a médica.

No caso de crianças, os médicos oftalmologistas aconselham os pais a estarem sempre atentos aos cuidados de higiene que os filhos possuem com a lente.

continua após a publicidade

continua após a publicidade