Problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo podem ser solucionados por cirurgia a laser na maioria dos casos. Segundo o diretor do Instituto de Oftamologia de Curitiba, Luiz Geraldo Simões de Assis, cerca de 95% das pessoas que fazem a operação não necessitam mais usar óculos ou lentes. Já os 5% restantes precisam fazer um retoque para reduzir a zero o grau que restou da primeira operação.

Desde a implantação da técnica conhecida como lasik, aprimorada em 1990, Curitiba se tornou referência internacional neste tipo de tratamento. Hoje é a quinta cidade do mundo credenciada no protocolo científico mundial de cirurgia a laser para a correção de problemas oftalmológicos.

A idade inicial para que o paciente realize a cirurgia é de 18 anos, mas, segundo Luiz, os que mais procuram o tratamento estão na faixa de 25 à 45 anos. Já a duração da cirurgia é de 10 minutos nos dois olhos e menos de 30 segundos de uso do laser.

Segundo a professora Maria Aparecida Ramalho, que fez a cirurgia a laser para corrigir um problema de hipermetropia, a técnica além de rápida é muito eficaz, pois nunca mais precisou usar óculos ou lente desde que realizou a operação em 1988.

Procedimento

Primeiramente é aplicada algumas gotas de colírios anestésico, logo após um instrumento é colocado no local para impedir o paciente de piscar.

Antes da aplicação do laser, um anel ligado a uma linha de vácuo enrijece o olho para que seja confeccionado o flap, uma fina camada de tecido que tem como objetivo proteger o epitélio da visão. Logo após será ouvido um pequeno ruído do micromotor do microcerátomo, aparelho responsável pela produção da fina camada de tecido chamada flag e depois é aplicado o Lasik, que nada mais é que uma luz ultravioleta.

Recuperação

Nas primeiras horas do pós-operatório, o paciente pode sentir uma pequena sensação de areia, que no dia seguinte já estará bem melhor. Após dois dias a cirurgia a vida do paciente volta ao normal. “A recuperação é tão rápida que muitas vezes a pessoa operada vem dirigindo para o consultório no dia seguinte”, afirma Luiz.

continua após a publicidade

continua após a publicidade