Investir no preparo físico é fundamental

Conquistar o título na Maratona de Nova York exigiu muito sacrifício do brasileiro Marílson Gomes dos Santos. Para conquistar o primeiro lugar, ele, que já venceu a prova de São Silvestre – aquela realizada no último dia do ano em São Paulo -, e subiu ao pódio nos Jogos Pan-Americanos, teve que treinar duro. Foram 35 dias de dedicação exclusiva e treinamentos específicos em Campos do Jordão (SP), a 1.628m do nível do mar.

Muitas pessoas se entusiasmam com feitos como o de Marílson ou de Vanderlei Cordeiro de Lima, na maratona olímpica. Estes atletas servem de incentivo para a prática de corridas ou outras atividades físicas. Uns para manter ou reconquistar a saúde, outros para perder peso ou por pura distração. Apesar de as corridas se tornarem uma opção bastante razoável, é melhor não disparar pelas ruas, correndo quilômetros sem a devida avaliação médica e mínima preparação física.  

Treinamentos específicos

A crescente preocupação das pessoas em adquirir hábitos saudáveis colabora visivelmente para que a prática esportiva faça parte de sua rotina. Dan Oizerovici, ortopedista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, especialista em cirurgia do joelho, e praticante de esportes há 30 anos, diz, por experiência própria – em 1986, completou a Maratona de Nova York – que a falta de preparo físico dos corredores amadores faz com que o atleta sinta muitas dores nos membros inferiores e sofra diferentes lesões.

?Disputar uma prova é fácil, o difícil é adquirir o preparo físico para terminar bem a competição?, alerta. Para alcançar o objetivo se faz necessária uma preparação que consiste em treinos específicos de corrida e fortalecimento muscular. Treinamentos de 3 a 4 vezes por semana, no entender do médico, ajudam a minimizar as lesões e preparam melhor o atleta, para que ele tenha mais satisfação e prazer na prática do esporte. Por apresentar baixo custo em relação a equipamentos e vestuários, e pela não exigência de ter um local específico para a prática, a corrida de rua é um esporte que está sempre em alta.

Preparação é fundamental

Abaixo, algumas dicas de Dan Oizerovici, que devem ser seguidas quando o assunto é corrida:

*   Para realizar uma corrida com segurança, você deve procurar um professor de educação física que o auxilie em seus treinamentos.

*   Músculos sempre alongados, antes e depois dos exercícios.

*   Preparação específica, compreendendo treinos de distância, velocidade e corridas em intensidades variáveis, com o intuito de trabalhar o aspecto motivacional.

*    Fortalecimento da musculatura dos membros inferiores.

*    Exercícios de equilíbrio e de propriocepção (saltar, correr em ziguezague, saltar em uma perna só).

*    Fortalecimento da musculatura abdominal e paravertebral lombar para evitar as dores que ocorrem nas regiões lombares inferiores (lombalgias).

*    Treino próprio para corridas longas.

*    No caso de uma maratona, ter um treinador ou participar de grupo de corrida é essencial.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo