Entre os meses de fevereiro e agosto próximos, médicos reumatologistas, gastroenterologistas e colo-proctologistas, de todo o país, terão uma oportunidade especial para reciclar seus conceitos sobre diagnóstico e tratamento de duas doenças auto-imunes e crônicas: Artrite Reumatóide e Doença de Crohn (doença inflamatória intestinal). Doenças diferentes, a Artrite Reumatóide e a Doença de Crohn têm em comum o aumento da citocina TNF-α, envolvida nestas duas doenças inflamatórias imuno mediadas, e que vem sendo controladas com sucesso com o mesmo medicamento biológico: Remicade (infliximabe).
Esse Programa de Eduação Continuada, chamado RemiPec, é mais uma iniciativa da Indústria Química e Farmacêutica Schering-Plough, que confirma a vocação da empresa para a educação em saúde, tanto em projetos de prevenção de doenças para comunidades socialmente desfavorecidas*, quanto para projetos de atualização técnica e troca de experiências para a classe médica. Em 22 cursos, realizados em 18 cidades, o RemiPec deverá atingir um total de 2 mil médicos. Os eventos médicos para Artrite Reumatóide e Doença de Crohn acontecerão no mesmo local, no mesmo dia, em auditórios separados e contarão com especialistas da cidade e de grandes centros universitários.
Nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, os médicos de Curitiba poderão assistir palestras e apresentações dos especialistas: Prof. Dr. Sebastião Cezar Radominski (Professor Adjunto e Chefe da Especialidade de Reumatologia da Universidade Federal do Paraná. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia); Prof. Dr. Mário Newton de Azevedo (Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFRJ e chefe do serviço do Hospital da UFRJ); Dr. Flávio Steinwurz (Presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn – ABCD); Profa. Dra. Angelita Habr-Gama (Professora Titular de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP); Dra. Heda Amarante (Depto. Gastroenterologia – Curitiba ); Prof. Dr. Desidério R. Kiss (Professor Dr. Livre Docente pela Faculdade de Medicina da USP. Chefe do Serviço de Coloproctologia do HC da FMUSP).
CONTATOS MÉDICOS:
- Prof. dr. Sebastião Radominski (Depto. Reumatologia – UFPR) ? Fones (41) 336-5100 / 343-1054
- Prof. Dr Mário Newton de Azevedo (Depto. Reumatologia ? Hospital da UFRJ) ? Fone (21) 2205-7428 / 2294-6924
- Dra. Heda Amarante (Depto. Gastroenterologia ? Curitiba) ? Fone (41) 232-1411
- Prof. Dr. Desidério Kiss (Depto. Gastroenterologia ? HC – FMUSP) ? Fone (11) 3672-4336
- Profa. Dra. Angelita Habr-Gama (Depto. Gastroenterologia ? HC ? FMUSP) ?Fone (11) 3887-1757
- Dr. Flávio Steinwurz (Pres. Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn) ? Fone (11) 5532-1542
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do intestino e vem apresentando crescimento em todo o mundo. Estima-se que a Doença de Crohn atinja 0,3% da população mundial, sendo que a maioria dos casos aparece entre os 10 e os 30 anos de idade, igualmente em ambos os sexos. Observa-se uma predominância em regiões mais desenvolvidas. Os portadores da Doença de Crohn apresentam diarréia, dor abdominal, febre, diminuição do apetite, perda de peso, e podem apresentar fístulas anais, entre outros sintomas. O RemiPec analisará conceitos, definições e complicações, métodos diagnósticos, prognósticos no formato de discussão de casos clínicos. Os participantes poderão votar interativamente nos tipos de diagnósticos e tratamentos dos casos propostos. O curso gerará uma publicação ? livro e Cd Room ? sobre as discussões dos casos clínicos em Doença de Crohn.
A Artrite Reumatóide é uma doença articular crônica e degenerativa que atinge 1% da população mundial. A doença ocorre em todo o mundo, predominantemente no sexo feminino, com ênfase para a faixa dos 40 aos 50 anos de idade. A Artrite Reumatóide compromete as principais articulações do organismo (principalmente as mãos, dedos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos e pés), causando dor, inchaço e vermelhidão. A evolução da doença leva a deformidades articulares e comprometimento precoce dos movimentos dos locais envolvidos. A Artrite Reumatóide é considerada incapacitante. O RemiPec em Artrite Reumatóide contará aulas expositivas e discussões de casos clínicos, sobre diagnóstico, prognóstico e tratamento. Terá como objetivo conceituar os métodos diagnósticos disponíveis, discutir métodos de avaliação da doença e tipos de tratamentos.
Remicade (Infliximabe), da Schering-Plough, é um imunossupressor seletivo que atua diretamente no bloqueio de uma substância chave no processo inflamatório, responsável pela progressão da Doença de Crohn e da Artrite Reumatóide: a citocina TNF-α (Fator de Necrose Tumoral). O bloqueio específico desta citocina favorece a inibição de todo o processo inflamatório, proporcionando alívio significativo dos sintomas e consequentemente uma grande melhora na qualidade de vida dos pacientes.
Informações: Maiores informações e inscrições para os RemiPec podem ser obtidas pelo telefone (11) 5188-5314, com Elen Miura, ou pelo email emiura@schplo.com.br