Índice de sobrepeso sobe para 46,6% dos brasileiros

Os índices de sobrepeso e obesidade da população brasileira avançaram expressivamente de 2006 a 2009: de 42,7% para 46,6%, conforme dados do Vigitel 2009 (Ministério da Saúde).

De acordo com os resultados, o sobrepeso já atinge 42,3% das mulheres e 51% dos homens.

Entre as pessoas do sexo feminino, o índice passa de 24,9%, na faixa dos 18 aos 24 anos, para 52,9% (45 aos 54 anos), ou seja, chega a mais do que o dobro.

Já entre os homens o quadro de obesidade é mais freqüente a partir dos 35 anos, atingindo a 59,6%, dentro de uma faixa etária de 55 aos 64 anos de idade.

“O Brasil vive uma transição nutricional, em que o aumento do poder aquisitivo da população muda os hábitos”, afirma o médico Amélio Fernando de Godoy Matos da Abeso Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

As pessoas passaram a comprar mais produtos que contribuem para o crescimento do sedentarismo, como televisões e carros.

Além disso, acrescentaram o consumo de alimentos doces e industrializados. Com efeito, os resultados não surpreendem, pois já eram esperados, mas, por outro lado, preocupam.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna