Criada há mais de 200 anos pelo médico alemão Samuel Hahnemann, a Homeopatia é uma forma de tratamento que também tem crescido bastante no Brasil, e está cada vez mais acessível. Reconhecida pelos Conselhos Federais de Medicina e Farmácia pela sua eficácia, a Homeopatia é uma forma de tratamento bastante individual, pois leva em conta características físicas e emocionais do paciente.
A Homeopatia é uma técnica que tem como objetivo restabelecer o equilíbrio vital do indivíduo, partindo da filosofia de que o paciente deve ser tratado como uma unidade formada por corpo e mente. Por isso o médico homeopata, ao consultar um paciente, não procura saber apenas sobre os sintomas físicos, mas sobre vários aspectos emocionais da sua vida.
Esse é o motivo pelo qual o médico acompanha tão de perto seus pacientes. A Homeopatia leva em conta a individualidade dos indivíduos. Dois pacientes diferentes com a mesma doença podem receber medicamentos diferentes, de acordo com a realidade de cada um: medos, angústias, temperamento, sonhos marcantes, tudo isso influi na escolha do medicamento.
Homeopatia quer dizer terapia dos semelhantes, ou seja, uma substância que faz mal a um indivíduo sadio pode curar um indivíduo doente. Por exemplo, o café provoca insônia, mas o café dinamizado pela homeopatia (Coffea tosta) pode curar uma pessoa que sofre de insônia. Por isso a homeopatia muitas vezes usa substâncias venenosas, porém em quantidades tão pequenas que só os efeitos benéficos são sentidos.
Criada há mais de 200 anos pelo médico alemão Samuel Hahnemann, a Homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica reconhecida pelos Conselhos Federais de Medicina e Farmácia, sendo também exercida por dentistas e veterinários.
O tratamento homeopático não é lento como se pensa: nas doenças agudas a ação pode ser muito rápida, podendo demorar um pouco mais nas doenças crônicas. Os medicamentos homeopáticos combatem as infecções com a mesma eficácia que o tratamento convencional e os percentuais de cura obtidos com pacientes com sintomas de rinite, asma e bronquite beiram os 80%.
Os interessados em iniciar um tratamento homeopático devem procurar um médico homeopata. Muitos atendem por convênios e inclusive algumas unidades de saúde oferecem o tratamento, que pode ser usado para qualquer tipo de doença, podendo também atuar como coadjuvante do tratamento tradicional, otimizando o processo terapêutico.
Os preços dos medicamentos também são bem mais baixos em relação aos remédios comuns.
Perguntas e respostas sobre remédios manipulados
Os medicamentos manipulados são realmente confiáveis?
Todas as farmácias de manipulação são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária Municipal, Conselho Regional de Farmácia (CRF) e pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, além do seu médico. As matérias-primas utilizadas pelas farmácias de manipulação são as mesmas usadas nas grandes indústrias. Caso o medicamento não esteja fazendo o efeito necessário, você deve informar primeiramente seu médico.
Quais as vantagens do medicamento manipulado?
Além dos preços mais baixos, dosagens personalizadas e quantidades exatas, variedade maior de apresentações, resultados mais rápidos.
Quem é responsável pelo medicamento manipulado?
O responsável pelo seu medicamento manipulado sempre será o farmacêutico responsável pela farmácia de manipulação. A facilidade de contato com o farmacêutico é uma das vantagens dos medicamentos manipulados, pois facilita na hora de tirar qualquer dúvida sobre a fórmula ou como deve ser utilizada.
Quais doenças podem ser tratadas com remédios manipulados?
Praticamente quase todo tipo de medicamento pode ser manipulado. Atualmente quase todas as especialidades estão utilizando essas fórmulas (ginecologia, cardiologia, oncologia, odontologia, pediatria, etc…)
Como saber se meu remédio pode ser manipulado?
Pergunte ao seu médico, e solicite sempre que em sua receita conste a composição química do medicamento, não o seu nome comercial. Por exemplo Aspirina (nome comercial) é o Ácido Acetilsalicílico. O medicamento só pode ser manipulado se for prescrito pelo seu nome genérico, químico.
Por que os remédios manipulados são mais baratos?
Os laboratórios industriais têm enormes despesas com propagandas, as embalagens são mais caras, assim como o material promocional. Existem também despesas com distribuição de amostras grátis, e principalmente com as pesquisas científicas.