A prática de exercícios físicos durante três manhãs por semana faz parte da rotina dos cerca de 200 participantes do grupo de hiperginástica que há 8 anos se reúne na Praça Eucaliptos, no Alto Boqueirão. É o maior grupo de atividade física específica para hipertensos mantido pela Prefeitura. O acompanhamento médico é feito na vizinha Unidade de Saúde Eucaliptos.
Nesta quinta-feira (14), durante a atividade, eles receberam a visita do prefeito em exercício e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci. Durante toda a manhã, Ducci conheceu iniciativas fora do atendimento ambulatorial oferecido pelas unidades de saúde da Regional Boqueirão para melhoria da qualidade de vida.
“Vocês são um exemplo para as pessoas de todas as idades e a prova de que saúde não se faz somente com consultas médicas, exames ou remédios. Isso que vocês fazem é promoção e prevenção da saúde em sentido amplo”, disse o prefeito em exercício. Entusiasmado com o tamanho do grupo, Ducci determinou ao administrador regional, Pablo Morbis, que estude a ampliação da área da praça reservada para a atividade.
A seguir, Ducci conversou com pacientes hipertensos que fazem acompanhamento na Unidade Moradias Belém e com as mulheres acima do peso que, semanalmente, participam dos encontros promovidos pela Unidade de Saúde Irmã Tereza Araújo. O grupo tem 64 pessoas cadastradas. Elas estão aprendendo técnicas de reeducação alimentar para, sob supervisão de médicos, nutricionistas e enfermeiros, perder peso sem usar drogas para emagrecimento ou recorrer à cirurgia de redução do estômago.
A Regional Boqueirão tem 13 unidades – sete básicas, cinco do Programa Saúde da Família (PSF) e uma unidade 24 Horas que, em breve, dará lugar a um novo e amplo centro de urgências médicas com pronto-atendimento infantil e internamento hospitalar.