Com o objetivo de buscar soluções no combate ao crescimento da obesidade no País, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) coordenou uma pesquisa que revelou números surpreendentes sobre a obesidade, que vem crescendo vertiginosamente em todo o mundo. Atualmente, 3% da população brasileira é composta por obesos mórbidos e mais da metade da população está com sobrepeso.
O estudo também apurou dados sobre a prática de atividade física dos indivíduos em diversos níveis de peso, revelando que somente 38% dos brasileiros, sendo 48% homens e 31% mulheres, têm o hábito de praticar exercícios físicos. A caminhada é preferida por 60% dos entrevistados e praticada todos os dias por 41% deles. Futebol é o esporte preferido de 21% dos indivíduos, enquanto que a bicicleta tem 16% de adeptos. Musculação, corrida e natação aparecem na seqüência.
A dimensão da pesquisa permitiu que fossem mapeados números em várias classificações de peso e mostrou que as pessoas com sobrepeso são as que mais praticam atividades físicas, com um índice de 42%. Os indivíduos com peso normal vêm em seguida com 39%, acompanhados dos abaixo do peso, com 35%, e dos com obesidade leve e mórbida com 29% cada.
É sabido que o brasileiro não se alimenta adequadamente, agora a pesquisa revelou que a prática de exercícios é muito inferior aos níveis recomendados. ?Se nada for feito para esclarecer a população, tal comprovação tende a agravar a situação atual da obesidade no país e causar um colapso no sistema de saúde público futuramente?, explica Luiz Vicente Berti, presidente da SBCBM.