Brasília – A Sociedade Brasileira de Glaucoma e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia lançaram hoje (22) a Campanha contra o Glaucoma. Além da capital federal, a mobilização também ocorre em mais dez cidades brasileiras, entre elas Manaus, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro nesta segunda-feira (22) e amanhã (23). Serão feitas gratuitamente medida da pressão intra-ocular e de fundo de olho para um exame do nervo óptico e identificação novos casos da doença.
A médica Núbia Vanessa Faria Lima, coordenadora da campanha em Brasília, disse que a medida é preventiva, pois o glaucoma é uma doença silenciosa e aqueles pacientes já diagnosticados com a doença necessitam de acompanhamento. ?Essa campanha além de diagnosticar o suspeito de glaucoma, também faz uma conscientização dos pacientes?, disse Núbia. ?A importância desse evento é fazer com que as pessoas dêem mais atenção a consulta oftalmológica e da medida da pressão intra-ocular."
A coordenadora da mobilização no DF ressaltou que o público-alvo da campanha é a parcela da população mais vulnerável a ocorrência da doença, ou seja, pessoas com idade acima de 45 anos, negras ou que tenha histórico de casos na família. Os pacientes diagnosticados como possíveis novos casos de glaucoma serão encaminhados aos ambulatórios oftalmológicos das secretária estaduais para exames mais detalhados e posterior acompanhamento.
Esse é o caso da aposentada Maria do Amparo Bezerra, 56, que ao se submeter aos exames identificou uma pressão intra-ocular acima de 22 milímetros de mercúrio (mmHg) e foi encaminhada a marcar novas consultas. ?Os médicos já haviam me avisado que eu procurasse atendimento, pois a pressão do meu olho era um pouco alta e minha mãe também tem glaucoma, então quando soube da campanha eu vim e agora espero me tratar?, disse dona Maria do Amparo.
Já o mecânico Rui da Silva Lopes, 46, saiu da exames todo sorridente, pois mesmo sentindo sua visão fraquejar nos últimos anos, não há suspeita de que seja glaucoma. ?Eu vim, pois nos últimos anos estou sentindo minha vista fraca, mas deve ser por outro motivo?, disse.
Visivelmente aliviado, Rui da Silva fala da importância de uma campanha como essa. ?É muito importante, pois dá condições para que as pessoas descubram se estão com essa doença e busque o tratamento adequado?. De acordo com a funcionária responsável pelas marcações das consulta o tempo médio para que ocorra o novo encontro com o médico será em média de um mês.