No inverno as gripes e as infecções respiratórias tendem a ser a grande preocupação da população, porém, não as mais frequentes no inverno. Dores nas costas e articulações são os problemas que mais se agravam nos dias mais frios.
Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba, o corpo tende a forçar mais os músculos para produzir mais calor e diminuir a sensação do frio no inverno. Ele recomenda a prática regular de exercícios físicos para aliviar o desconforto muscular.
Soluções
Manter-se agasalhado para conservar a temperatura do corpo é importante, contudo, deve-se evitar a sobreposição de roupa. “Vestir muitas peças, ao invés de aquecer, nos faz transpirar demais, o que pode desencadear uma desidratação”, aconselha o especialista.
Evitar o choque térmico é outro aspecto ressaltado pelo fisioterapeuta. “Sair de um ambiente quente para outro frio, sem se proteger pode gerar sérias complicações físicas como, por exemplo, o torcicolo”.
De acordo com Giuliano, o consumo de água não pode existir apenas nos dias quentes. “A água hidrata e ajuda a manter a elasticidade do corpo, reduzindo a sensação de que a pele está ‘rasgando’”.