As baixas temperaturas do inverno costumam desencadear uma série de doenças, inclusive dermatológicas. Psoríase e casos de dermatite seborréica são algumas das mais comuns nessa época do ano atendidas no INDERM – Instituto de Dermatologia do Hospital Ecoville. "A falta de sol e o ressecamento extremo da pele devido ao frio, água muito quente e lã em contato direto com a pele geram prurido e coceira. Isso cria microferimentos com risco de infecção", explica o dermatologista do Hospital Ecoville, Dr. Lincoln Fabrício.

continua após a publicidade

A psoríase é uma doença inflamatória da pele de causa genética. Surgem placas avermelhadas em regiões do corpo como cotovelos, palma das mãos, joelhos e couro cabeludo. Além do incômodo e da coceira, a psoríase pode ocasionar também problemas articulares, a chamada artrite psoriásica. "O diagnóstico é clínico e fazemos o tratamento junto com um reumatologista", esclarece Dr. Lincoln. "No INDERM, um dos tratamentos mais utilizados para tratar a psoríase é o Excimer Laser, pioneiro no Paraná. O uso do laser de duas a três vezes por semana dispensa o uso de medicamentos e tem uma grande eficácia", explica o chefe do serviço, Dr. Roberto Tarlé.

A pele – esclarece Dr. Roberto – é um órgão como qualquer outro e deve ser tratado por uma questão de saúde, e não apenas por causa da parte estética. "Muitas outras doenças podem ser diagnosticadas pelos sintomas que ela apresenta". Por exemplo: a queda de cabelo, que pode indicar uma anemia, e unhas frágeis podem ter relação com hipotireoidismo. Os especialistas enfatizam que o diagnóstico precoce é a melhor maneira para tratar e impedir a complicação das patologias.

Para evitar o aparecimento de doenças de pele ou a complicação de problemas já existentes, alguns cuidados devem ser tomados quando as temperaturas estão baixas:

continua após a publicidade

a.. mesmo durante o inverno é indicado o uso de protetor solar, dando preferência aos que contêm hidratante na fórmula e aplique três ou mais vezes ao dia, principalmente no rosto e nas mãos;

b.. evitar os banhos muito quentes e longos, pois eles ressecam a pele e colaboram para o aparecimento de alergias;

continua após a publicidade

c.. após o banho deve-se secar muito bem, dando preferência a uma toalha macia;

d.. deve-se sempre manter a pele hidratada; 

e.. evitar o uso de roupa de lã diretamente na pele, pois pode dar alergia;

f.. pacientes com doenças de pele agravadas pelo frio, como a psoríase, devem controlar a exposição às baixas temperaturas.