Que a fonoaudiologia está relacionada à linguagem, fala e voz, todos já sabem. O que poucos conhecem é a aplicação do tratamento fonoaudiólogo no combate às rugas faciais. A técnica, inédita em Curitiba, foi trazida pela fonoaudióloga Cristiana Mello, de 28 anos, especialista em motricidade oral. “O tratamento é para suavizar as rugas e não para eliminá-las”, esclarece.
Segundo ela, estudos comprovam que a maneira como a pessoa fala, mastiga, deglute ou até mesmo respira pode provocar o surgimento de marcas no rosto. “Quem fuma, por exemplo, tem a tendência de desenvolver rugas acima dos lábios. Também quem mastiga só de um lado acaba fortalecendo apenas um lado face, enquanto o outro começa a cair”, explica. A técnica, segundo ela, foi testada apenas em mulheres. “Não que os homens não possam fazer, mas é que até agora ainda não houve interesse por parte deles”, diz.
Tratamento
O tratamento, explica a fonoaudióloga, dura de oito a dez sessões, com uma hora cada sessão. Primeiro ela avalia a respiração, mastigação e deglutição da paciente. Depois, aplica técnicas de relaxamento e alongamento da musculatura, para finalmente fazer o fortalecimento das funções alteradas. “Os tratamentos são personalizados, porque cada um tem uma disfunção específica”, explica. Além das sessões em si, ela lembra que é preciso que a paciente faça uma reeducação e exercícios em casa. “Nas sessões, ela aprende os movimentos e as novas maneiras das funções, para daí fazer em casa.” Em alguns casos, a fonoaudióloga sugere o acompanhamento paralelo com outro especialista, como otorrinolaringologista, ortodontista, esteticista.
O resultado, de acordo com Cristiana, é visível em apenas um mês de tratamento. Três meses depois, a paciente retorna ao seu consultório apresentando grande evolução. Cristiana lembra que o trabalho é específico para a parte inferior do rosto, excluindo, portanto, a região dos olhos e a testa. “É um tratamento principalmente preventivo, sem contra-indicação e menos invasivo do que a cirurgia plástica, por exemplo.” Ela indica as sessões a mulheres com mais de 25 anos, pois é nessa idade que começam a aparecer os primeiros sinais no rosto. O preço de cada sessão é R$ 50,00
Disciplina
A psicopedagoga Isabela Sottomaior Klock, 38, é uma das pacientes de Cristiana. Ela conta que chegou à fonoaudióloga por recomendação de seu dermatologista. “Tive um problema de pele e agora não passo mais passar creme algum no rosto. Foi então que o médico me indicou este tratamento”, conta. Em apenas duas semanas, Isabela diz que já viu os primeiros resultados. Entre as vantagens, a psicopedagoga cita o fato de se tratar de um tratamento natural e que a ajudou não apenas na questão estética, mas na qualidade de vida. “Eu tinha muita dor na mandíbula, quando mastigava. Na verdade, antes eu nem percebia como eu mastigava. Agora, procuro fazer da forma certa. Também tento respirar mais pelo nariz”, diz. Segundo ela, para ter bons resultados é preciso muita disciplina e persistência.
Serviço:
O consultório de Cristiana Mello está localizado na Rua Peru, 268, Bacacheri. Fones para contato: (41) 357-6122 ou 9974-9520.