Já vai longe o tempo em que as empresas gerenciadoras de seguro saúde ficavam esperando que os usuários desgostosos, principalmente com o nível de atendimento do setor público, se inscrevessem em seus programas, sem oferecer vantagens ou serviços adicionais. As mudanças, a partir das novas regulamentações impostas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), fizeram com que o usuário se tornasse mais exigente e atento às nuances desse mercado. Com efeito, as empresas passaram a oferecer uma gama de serviços diferenciados para cooptar novos associados.

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Da elaboração de programas de medicina preventiva aos descontos em farmácias, tudo é válido para distinguir os serviços prestados por este ou aquele plano. Cassio Zandoná, superintendente da Amil Paraná – que acaba de lançar um plano de saúde desenvolvido especificamente para atender às necessidades dos paranaenses – destaca que um diferencial bastante explorado pelas empresas (e muito bem aceito pelos usuários) é o preço. Por isso, uma estratégia encontrada pela empresa foi desenhar um plano com o objetivo de atender necessidades regionais. ?Fizemos parcerias estratégicas e uma pesquisa de mercado identificou as particularidades da população, fato que possibilitou oferecer preços compatíveis com aqueles que o mercado atualmente exige?, explica Zandoná. Em apenas um mês do seu lançamento, a empresa já contabiliza um crescimento de 13% nas adesões.

Saúde total

Outra estratégia dos planos de saúde é focar na prevenção das doenças. A intenção é mostrar que a adoção de hábitos saudáveis e rotinas simples são indispensáveis para aqueles que querem ter mais qualidade de vida e ficar longe dos tratamentos curativos. Sem contar a importante redução nos custos para as operadoras, é claro. A idéia é atuar junto a adolescentes, idosos e gestantes ou onde for possível levar orientações sobre bem-estar e qualidade de vida, provocando uma mudança de comportamento nos usuários e promovendo saúde.  

Com o acirramento da concorrência, outros diferenciais interessantes foram criados, como o atendimento batizado de ?saúde total?, onde a cobertura do plano reúne, na mesma modalidade, assistência hospitalar, ambulatorial e odontológica, programa de medicamentos com descontos, consultas de emergência e urgência e coletas de exames em casa. Outro serviço que tem deixado os usuários satisfeitos, principalmente aqueles que sofrem de doenças crônicas, é o acompanhamento em tempo integral do tratamento. Nele, uma equipe multidisciplinar integrante do plano de saúde, mantém contato com o médico responsável pelo tratamento e verifica, até mesmo, se o paciente segue integralmente as orientações do especialista, seja no uso de medicamentos ou na realização dos exames indicados.

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Confira alguns dos novos serviços disponibilizados pelas empresas de seguro saúde:

* Assistência hospitalar, ambulatorial e odontológica em um mesmo plano.

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* Programa de medicamentos com descontos.

* Consultas de emergência e urgência.

* Transporte aeromédico.

* Coletas de exames em casa.

* Programas de atenção e prevenção de doenças.