Fisioterapia combate problemas respiratórios

Os ganhos para o paciente da aplicação da fisioterapia em problemas respiratórios foi um dos temas abordados ontem durante a 1.ª Jornada de Fisioterapia do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Curitiba. Profissionais e estudantes participaram do evento, que abordou também a fisioterapia em pediatria neonatal e no pós-operatório.

De acordo com o fisioterapeuta Timóteo Chueiri Ramos, do Centro de Reabilitação Cardiopulmonar do HNSG, a atuação do profissional em várias áreas dentro dos hospitais tem representado resultados significativos na melhora dos pacientes. Isso reflete também na diminuição do tempo de internações, bem como no uso de medicamentos e conseqüente redução de custos. “Excelentes resultados têm sido observados em pacientes em UTIs e em pós-operatório”, disse Ramos.

Respiratório

Estima-se que 10% da população brasileira tenha asma brônquita. Só em Curitiba a população portadora desse problema chega a vinte mil pessoas. No ano passado, o Hospital Nossa Senhora das Graças implantou um centro específico para portadores de doenças respiratórias. Segundo Timóteo Chueiri Ramos, o centro possui uma equipe multidisciplinar, formada por pneumologista, enfermeiro e fisioterapeuta, que através de trabalhos específicos têm conseguido resultados significativos. Ramos comentou que a atuação da fisioterapia com esses pacientes “tem sido na educação respiratória e, dependendo do paciente, esses resultados aparecem em até dois meses”, comentou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo