Os nomes são ?esquisitos?: Reformer, Cadillac, Wunda Chair e Guilhotina. Além disso, a primeira impressão pode ser assustadora, mas basta participar da primeira aula do método pilates e entender os seus objetivos, para reconhecer que você pode ter perdido tempo com outros tipos de ginástica. Desenvolvido pelo treinador físico alemão Joseph Pilates, em 1920, a prática busca o chamado equilíbrio músculo- esquelético. Foi ele, que inventou os aparelhos de nome estranho, mas que facilitam e potencializam os resultados dos exercícios.
Considerada pelos especialistas, a ginástica mais eficiente de todos os tempos, essa técnica de construção corporal vem conquistando adeptos em todo o mundo. Para a prática do pilates, só é preciso ter vontade, pois não existe nenhuma contra-indicação. ?As pessoas se sentirão melhores em 10 aulas, parecerão melhores em 20 e terão um corpo novo em 30 aulas?, costumava dizer o idealizador do método. Para isso, ele associou a abordagem oriental, que enfatiza o relaxamento, a respiração e a flexibilidade, com a ocidental, que inclui a busca de resistência e força.
Fortalecer a musculatura
Segundo Ali Hassan Mohamad Annan, instrutor da Academia Swimex de Curitiba, o Método Pilates, também conhecido como contrologia, é baseado nos seguintes princípios: relaxamento, concentração, controle, coordenação, alinhamento e respiração. Ele explica que existem dois tipos de aulas, com e sem aparelhos e que a série de exercícios de solo, sobre colchonetes, é considerada o ?coração? da técnica. ?Os exercícios são voltados, sobretudo, para fortalecer a musculatura abdominal e a parte da frente do tronco?, explica o instrutor. Somente depois que essa fase estiver dominada e desenvolvida, os praticantes passam para um programa mais avançado.
Os exercícios com os equipamentos auxiliam o alongamento e relaxamento corporal, o que proporciona mais conhecimento dos limites do corpo, além de aumentar sua flexibilidade. ?Os exercícios com os aparelhos devem ser acompanhados por profissionais autorizados em aulas individuais?, orienta Ali Annan. A seleção dos exercícios deve se harmonizar com as características de cada aluno, tanto nos movimentos básicos quanto nos intermediários ou avançados. As sessões podem ser individuais ou em grupo, praticadas de duas a três vezes por semana.
O pilates é uma atividade que respeita os limites biológicos de cada pessoa, tendo como princípio restaurar o equilíbrio natural do corpo humano. Por ser de aplicação simples e segura, pode ser facilmente praticado por jovens, idosos, pessoas em recuperação, atletas, ou por qualquer pessoa que deseje obter mais saúde, em menor tempo.