Ao longo dos últimos dez anos, mais de 32 mil pacientes utilizaram o serviço de check-up corporativo do hospital alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, e renderam à instituição um rico banco de dados com informações que servem como um panorama da saúde do executivo brasileiro. Sedentarismo, hipertensão e elevação nos índices de colesterol estão entre os principais problemas detectados.
O estudo serviu para comprovar a crescente preocupação das empresas com a saúde de seus profissionais. 80% dos pacientes encaminhados para o check-up do hospital o fizeram por meio de suas empresas.
Houve, nos últimos dez anos, uma queda de mais de 11% no número de pessoas sedentárias, comprovou o estudo, mas mesmo assim os números são alarmantes, afirma o cardiologista Renato Bertolucci. ?45% das pacientes mulheres e 31% dos homens declaram que não têm o hábito de praticar exercícios físicos?, comenta o médico. Esse estilo de vida reflete ainda em outros problemas, como a obesidade, que aumentou mais de 18% entre os pacientes. ?O sobrepeso aliado ao colesterol elevado pode desencadear doenças cardiovasculares?, lembra o médico.
Já o número de tabagistas teve significante queda percentual no período analisado. Apesar disso, 12% do total dos pacientes continuam fumando, fazendo com que o check-up se torne cada vez mais necessário para um público com esse perfil. A avaliação também ajuda a detectar possíveis doenças assintomáticas. Se somados os fatores tabagismo (12%) ao colesterol elevado (12,4%) e o sedentarismo (34%), temos um cenário ideal para o surgimento de graves problemas de saúde, mas que, sendo prevenidos, podem evitar riscos maiores. Caso haja necessidade esses pacientes são encaminhados para profissionais de saúde especializados.
Renato Bertolucci lembra que ?identificar a existência de uma insuficiência coronariana, por exemplo, pode evitar o infarto e complicações graves?. Doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, doenças infecciosas, renais, metabólicas, hepáticas ou câncer são problemas que também podem ser detectados e mapeados no check-up.
O ideal é fazer um checkup anualmente ou, no máximo, a cada dois anos. Além disso, praticar exercícios físicos e manter uma dieta balanceada são cuidados essenciais para a manutenção de uma vida mais saudável.