Indicado por ginecologistas e urologistas, o exame pré-nupcial tem por finalidade diagnosticar a saúde do casal, investigando doenças hereditárias e fertilização. |
São tantos os preparativos para o casamento: a festa, a lista de convidados, a cerimônia, a recepção, a lua-de-mel, o novo lar. Com todos esses ingredientes talvez passe despercebido um fator importantíssimo para os noivos – os exames pré-nupciais. Para muitos pode parecer algo exagerado, mas cada vez aumenta o número de casais que se submetem a tais exames, pensando exclusivamente na sua saúde e na saúde da sua futura família. Tocar neste assunto, nesses tempos em que a iniciação sexual ocorre geralmente muito antes das núpcias, pode parecer inapropriado. Não é o que pensa o especialista em infertilidade Arnaldo Cambiaghi. Para ele, o aconselhamento médico é importante, tanto antes do início da atividade sexual quanto às vésperas do casamento.
Nos dias atuais, é cada vez mais comum discutir francamente a sexualidade e para que não existam surpresas em relação à infertilidade do casal ou problemas de saúde preexistentes, o exame pré-nupcial é uma boa indicação. ?Essa bateria de exames é importante para identificar alguma enfermidade e também para evitar problemas em uma futura gestação?, explica o ginecologista Marco Cavalcanti.
Dúvidas esclarecidas
O médico esclarece que a orientação pré-nupcial não envolve apenas a realização de exames ou de um check-up garantindo a saúde ou detectando doenças. ?Também serve para que o profissional demonstre respeito, compreensão, segurança e conhecimento e que o casal se sinta plenamente acolhido na consulta, aprendendo, desmistificando mitos e esclarecendo suas dúvidas e aflições?, ressalta.
Cambiaghi também concorda que esse aconselhamento pode se tornar o momento apropriado para esclarecer dúvidas sobre contracepção e sexualidade. No entender do médico, mesmo que um bebê não esteja nos planos atuais do casal, o check-up pode ajudar a prevenir problemas graves na gestação, como a rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, entre outros. ?É possível identificar, com um simples check-up, doenças que podem ser minimizadas por medidas simples ou utilizando novos recursos tecnológicos disponíveis?, comprova.
Casamento saudável
Aceito mais facilmente entre as mulheres, o exame enfrenta rejeições entre os homens. Não saber da existência desses exames específicos é a principal desculpa entre eles. ?É muito freqüente os homens não fazerem os exames antes de se casarem e descobrirem que são inférteis, uma questão que poderia ser conhecida antes?, analisa o urologista Bruno Brambilla, indicando que o tempo ideal para a realização dos exames é de cerca de seis meses antes do casamento. ?Com esse tempo dá para iniciar ou mesmo concluir um tratamento?, completa.
Exames solicitados
Para elas:
* Ovulação – Para saber se ela está ovulando regularmente
* Clamídia – Para detectar a presença desta bactéria no útero
* Tipagem sangüínea – o exame detecta a compatibilidade de fatores Rh
* Sorologia para rubéola – Conhecer o nível de defesa do organismo contra a doença
* Ultra-sonografia pélvica – investiga más-formações nos órgãos reprodutivos
* Citomegalovírus – Da família do herpes, pode ser transmitido ao feto
* Toxoplasmose – A doença provoca cegueira e má-formação cerebral
Para eles:
* Espermograma – Revela a qualidade dos espermatozóides e se o meio em que eles "vivem" está saudável
Para os dois:
* Hemograma – Exame de sangue que detecta anemias e infecções
* Exame de sangue – Verifica níveis de colesterol e triglicerídios
* DSTs – O exame de sangue também detecta estas doenças
* Cariótipo – Avaliação dos cromossomos para detectar possíveis alterações