A partir de março, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o Funcor (Fundação do Coração) vão realizar o maior estudo epidemiológico da história da cardiologia no Brasil. A iniciativa pretende mapear os fatores de risco cardiovasculares em todo o território nacional, para elaborar, junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, ações de prevenção das doenças cardiovasculares e acompanhar, ao longo do tempo, o impacto dessas ações na saúde da população. O maior objetivo do estudo é reduzir a incidência de eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e derrame cerebral, que são a principal causa de morte no Brasil.
O estudo, denominado Projeto Epidemiológico Nacional da SBC/Funcor sobre a Prevalência dos Fatores de Risco Cardiovascular, vai envolver 70 municípios de todas as regiões do Brasil e mais de 800 profissionais da saúde. Com duração prevista de dois anos (2004 e 2005), o projeto pretende envolver a população por meio de campanhas temáticas, que terão palestras, distribuição de folhetos, realização de caminhadas, avaliação da pressão arterial, exames complementares etc. A Semana do Coração, por exemplo, terá uma data específica para cada cidade participante, e incluirá simpósios voltados para profissionais da saúde, além das ações voltadas para o público leigo. Também está prevista a transmissão de programas educativos em rede fechada de TV, sobre a importância da prevenção das doenças cardiovasculares.
Os fatores de risco estudados serão: hipertensão, colesterol, obesidade, tabagismo, diabetes melitus, sedentarismo, doença vascular periférica, álcool e drogas ilícitas. Cada fator de risco terá um patrocinador (na sua grande maioria, laboratórios farmacêuticos), que será responsável pela produção do material informativo (folderes, cartazes, faixas, gibis e camisetas) e pela organização de eventos de divulgação do projeto (campanhas e simpósios).
Em cada cidade participante haverá um coordenador, que deverá liderar uma equipe de pelo menos dez profissionais, entre médicos e enfermeiras. A equipe, facilmente identificada pelo uniforme e crachá, fará um contato preliminar na residência das pessoas a serem pesquisadas (voluntárias) e só depois marcará o dia de exames no hospital ou posto de saúde da cidade.
Nos próximos dias 13 e 14 de fevereiro, será realizada a capacitação dos 70 coordenadores do Projeto, no Hotel Meliá Office Park. Os profissionais serão treinados para o preenchimento dos questionários e para a realização dos exames necessários para o estudo, como medição da pressão arterial, índice tornozelo-braquial, diabetes, colesterol e triglicérides. A Libbs Farmacêutica, além de ser um dos patrocinadores do estudo, vai fornecer toda a estrutura necessária para a capacitação tanto dos médicos, como das enfermeiras (esta acontecerá no início de março).
Mobilização nacional
O Projeto Epidemiológico da SBC/Funcor será o maior estudo sobre a prevalência dos fatores de risco cardiovasculares já realizado no Brasil. Com metodologia baseada no Estudo Mônica, realizado na Europa pela Organização Mundial da Saúde, o projeto tem apoio do Instituto Vox Populi, que auxiliou o Funcor a elaborar seu fluxograma, a partir da distribuição censitária dos municípios brasileiros.
Segundo o diretor executivo do Funcor, Dr. Raimundo Marques Nascimento Neto, “as campanhas temáticas terão o papel de conscientizar a população sobre a prevenção dos fatores de risco cardiovasculares e também de informá-la sobre a possibilidade de ser chamada a participar do estudo”. Ele acrescenta que “é fundamental que as pessoas aceitem participar, pois elas mesmas serão beneficiadas pelo estudo, a médio e longo prazo”.
O levantamento será feito simultaneamente nas 70 cidades envolvidas. As Campanhas Temáticas terão mesma data para todas as cidades. Porém, em 2004 as Semanas do Coração acontecerão apenas em 35 cidades e, em 2005, em outras 35. A lista das cidades participantes, bem como o calendário das Campanhas e das Semanas do Coração estão no site da Libbs, em Sala de Imprensa, Releases ou clicando no link abaixo:
http://www.libbs.com.br/sala_de_imprensa/imprensa_releases.asp?geral=1
http://www.libbs.com.br/sala_de_imprensa/imprensa_releases.asp?geral=1
A Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Funcor também pretendem produzir programas educativos, tanto voltados para a população, como para médicos, para serem veiculados em rede fechada de TV. O CONASEMS (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), que também apóia o projeto, ajudará na divulgação da iniciativa, por meio da sua extensa rede de comunicação, que compreende mais de 5 mil municípios.
continua após a publicidade
continua após a publicidade