Ergonomia no ambiente de trabalho é benéfica

Maior eficiência da equipe, redução de custos e maior satisfação dos trabalhadores e, consequentemente, maior produtividade.

Estes são alguns dos benefícios proporcionados pela ergonomia aplicada ao ambiente de trabalho, segundo o especialista em saúde mental e segurança ocupacional da Clínica Mayo, da Flórida (Estados Unidos), Gaylord Bridegan.

Ombros e pescoço tensionados, dor nas costas ao final de um dia de trabalho ou, ainda, tendinite, síndrome do túnel do carpo (uma série de pequenos ossos do punho) e bursite são alguns dos problemas mais frequentes entre os trabalhadores e que podem ser atribuídos à não adoção de conceitos de ergonomia pelo local de trabalho.

Estudos recentes têm demonstrado que o uso de conceitos ergonômicos pode aumentar em cerca de ate 40% o tempo útil (produtivo) das pessoas que desenvolvem seu trabalho nos dentro do horário de expediente nos escritórios.

De acordo com definição da Associação Internacional de Ergonomia, a ergonomia é uma combinação de conhecimentos científicos aplicados na área do trabalho, de forma que os sistemas, os produtos e o ambiente possam se adaptar às limitações físicas e mentais do trabalhador.

De acordo com Bridegan, a ciência que estuda as interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente de trabalho pode se tornar uma vantagem competitiva, especialmente nas atuais condições econômicas mundiais. Estudos realizados por especialistas, em diferentes setores, têm demonstrado que o retorno do investimento nessas adaptações traz excelentes resultados.

Identificar distorções

Uma das empresas analisadas pelo especialista fez mudanças ergonômicas em seu escritório e a partir delas, as faltas ao trabalho caíram de 4% para 1%; os índices de erro na preparação de documentos caíram de 25% para 11%; O tempo de uso dos equipamentos de informática aumentou de 60% para 86% do horário total do expediente.

“Esses resultados significaram um aumento em tempo útil de trabalho de mais de 40%”, atesta o pesquisador. Relatórios sobre desconforto na postura mostraram um declínio marcante em frequência, gravidade e duração.

Para identificar e avaliar quais equipamentos devem ser mudados dentro de um local de trabalho, basta uma entrevista rápida com os funcionários, para identificar quaisquer sintomas normalmente associados a lesões por esforço repetitivo (LER/DORT).

A avaliação irá se concentrar nos equipamentos mais usados, tais como cadeira, teclado, mouse e monitor, no caso de um escritório. Outros fatores, como a estação de trabalho, localização, altura, distância e organização de outros itens serão checados.

Serão identificados os fatores de risco, como postura inadequada, frequência e força empregada. Uma vez que as pressões ergonômicas são determinadas, algumas recomendações serão feitas e discutidas com o funcionário.

Bridegan reconhece que intervenções ergonômicas consistem, normalmente, de controles de engenharia, notadamente em mudanças na estação de trabalho. No caso dos controles administrativos, as mudanças são sugeridas para regular e minimizar a exposição do trabalhador aos riscos.

Apoio científico

A multidisciplinaridade científica e tecnológica contribui para a ciência ergonômica, entre elas, a anatomia e fisiologia em que são detalhadas a estrutura e funcionamento do corpo humano.

A antropometria fornece informações sobre as dimensões do corpo. A psicologia fisiológica trata do funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. A psicologia experimental busca definir os parâmetros do comportamento humano.

Outra que auxilia nos estudos ergonômicos é a medicina industrial que ajuda a definir as condições de trabalho que se apresentam como danosas à estrutura humana.

Na física e, até certo ponto da engenharia virá o conhecimento das condições que o trabalhador terá que enfrentar,. Nessas áreas se concentram os principais esforços de pesquisa cujos resultados, junto com o conhecimento acumulado, formam a base da ergonomia.

Fonte: Bibliomed

Dicas de postura e posição

* Mantenha boa postura quando usar o teclado. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas.

* Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriados para apoiá-los. Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.

* Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso frequente devem ser posicionados diretamente a sua frente em um anteparo para cópias.

* Mantenha seus ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo.

* Evite apoiar seus cotovelos em superfície dura ou na mesa. Use pequenas almofadas se necessário.

* O antebraço deve ficar alinhado em angulo de 100 a 110 graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada. Isso requer que o teclado fique em posição inclinada durante o trabalho.

* Os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta ao digitar ou se usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. Movimente seus braços sobre
o teclado e os apoios para os pulsos enquanto digita.

* Evite permanecer com os cotovelos sobre a mesa ou os apoios. Isso evita que os pulsos sejam forçados a assumir posições para cima, para baixo e para os lados.

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