A primeira filial do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, tradicional centro em tratamento de doenças infectocontagiosas da capital paulista, será aberta hoje no Guarujá, litoral sul paulista. A nova unidade, que atenderá as nove cidades da Baixada Santista, funcionará no prédio do antigo Hospital e Maternidade Municipal Ana Parteira, em Vicente de Carvalho.
A inauguração será feita por etapas. Hoje, apenas o primeiro andar, com 10, dos 54 leitos programados da nova unidade, será aberto. “Mas até a metade do primeiro semestre de 2012, o novo Emílio Ribas estará funcionando com plena capacidade”, afirma o coordenador da Agência de Saúde da Baixada Santista e diretor do instituto, David Uip.
“A intenção é expandir a capacidade para 150 leitos até o final do ano que vem. Já temos um acordo de financiamento com o Ministério da Saúde”, completa. Na primeira fase de instalação do hospital, 40 médicos e enfermeiros atenderão os casos encaminhados pela Central de Regulamentação – responsável pela triagem em hospitais da Baixada Santista e pelo encaminhamento ao Emílio Ribas Guarujá dos pacientes com doenças infecciosas, como leptospirose, salmonela, conjuntivite, hepatites, dengue e doença meningocócica. As informações são do Jornal da Tarde.
AE