Attílio Salvador é especialista em distúrbio do sono. |
Cerca de 8% das crianças com até 14 anos de idade sofrem de sonambulismo. Segundo o especialista em distúrbios do sono, Attílio Salvador Melluso Filho, é normal que eles tenham de três a cinco crises por ano. Passado disto é um indicativo de que algo vai mal, a causa pode ser clínica ou psicológica.
O médico explica que o sonâmbulo costuma sentar na cama de olho aberto e fala frases sem sentido. Ele também pode andar pela casa e em casos mais graves sai sem rumo pela rua. Para evitar o incidente Attílio aconselha que sejam colocados alarmes luminosos para que a família se acorde, evitando estes problemas. As portas e janelas também devem estar trancadas.
O sonâmbulo que anda pela casa está sujeito a vários acidentes, em apartamentos pode cair de uma sacada ou janela. Deve-se ter cuidado com objetos como faca, a pessoa pode se ferir. De acordo com o especialista o sintoma ocorre quando a pessoa está em sono profundo e não tem nenhuma noção do que faz. No outro dia nunca se lembra de nada.
Quando elas estão neste estado é melhor não acordá-la, já que o despertar em crise é uma situação que traz angústia e pode ser traumático. O melhor é conduzi-la de volta à cama, colocando as mãos em seu ombros.
A criança que apresentar mais de cinco crises por ano, pode estar com algum problema como estresse físico e emocional ou até alterações neurológicas. Neste caso o sonambulismo aparece como um sintoma de uma patologia. As mães devem procurar um especialista em sono para que a causa seja detectada e o tratamento seja iniciado.
Adultos
Passados os 14 anos de idade, qualquer crise é sinal de que algo não está bem. São várias as causas, como respiração irregular com queda de oxigênio no cérebro, epilepsia noturna, diabetes, doenças metabólicas, entre outros. Apenas 1% dos adultos apresenta o problema.
Os idosos também não estão livres, porém não o estado não ocorre quando ele está em sono profundo, mas no período em que sonha. A pessoa pode tornar-se agressiva. Também é sinal de algo não está bem.