Quem trabalha em escritório, muitas vezes já deve ter se queixado de dores nas costas. Localizada na parte superior (dorsalgia) ou inferior (lombalgia), o distúrbio afeta 80% das pessoas que atuam nesta área, sendo responsáveis por 30% das faltas ao trabalho.

continua após a publicidade

De acordo com Gustavo Petrus, ortopedista do Hospital Milton Muricy, as lombalgias podem ser causadas por um único motivo ou por uma combinação de fatores.

“Devemos levar em consideração fatores psicológicos, trabalho físico pesado, levantamento de peso em excesso, efeitos inflamatórios e distensões musculares, traumas agudos ou repetitivos e prolongadas alterações de postura no trabalho”, explica. No entanto, quem usa computador por um longo período de tempo no trabalho pode ter suas dores nas costas relacionadas também ao uso inadequado da cadeira e mesa, e à posição do computador.

O médico explica que na posição sentada, a pressão nos discos invertebrais é bem maior do que em pé. Assim, horas de trabalho nessa posição pode originar uma série de complicações.

continua após a publicidade

Ao contrário, em pé, a maior parte do peso é transferida para os pés, ficando os joelhos e quadril estendidos. Quando sentamos dobramos a articulação do quadril, fazendo com que parte do peso do corpo force os ossos da bacia, originando a lombalgia.

Para evitar as dores nas costas provenientes do ambiente de trabalho, o especialista recomenda alguns cuidados, como manter a boa postura quando usar o teclado, usar cadeiras que tenham suporte para as costas, manter os pés apoiados no chão ou em suporte apropriado.

continua após a publicidade