Doença de Chagas foi descoberta há 97 anos por um brasileiro

Brasília ? A doença de Chagas foi descoberta pelo brasileiro Carlos Chagas em 22 de abril de 1909. O processo de descoberta começou em 1907, quando Chagas, que era pesquisador de Manguinhos (laboratório da Fiocruz), viajou para Lassance, cidade ao norte de Minas Gerais, com o desafio de combater a malária entre os trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Na cidade, Chagas ficou impressionado com a quantidade de insetos que habitava as frestas das paredes de pau-a-pique das casas, e que se alimentavam do sangue dos moradores durante a noite. O Triatoma infestans foi batizado de barbeiro pela população porque o inseto atacava preferencialmente o rosto das pessoas.

Já na fase de pesquisas, Chagas encontrou nos barbeiros um parasita que chamou de Tripanosona cruzi e verificou que ele era responsável por alguns males que atingiam a população do município.

"Desde 1909, o Brasil vem trabalhando nisso. Justamente o professor Chagas foi o primeiro que dedicou os esforços para combater essa doença no país. Passaram-se quase 60 anos e, depois desse tempo, o Brasil, em todos os esforços que foram feitos aqui, consegue, com triunfo sanitário, o controle dessa doença", disse o representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Horácio Toro.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, lembra que o Brasil detectava 100 mil casos novos por ano na década de 70. "A doença de Chagas crônica é um dos grandes produtores de cardíacos no Brasil, principalmente na área rural", conta o secretário.

Barbosa, que também é médico, explica que a doença causa principalmente comprometimento cardíaco e digestivo. O tratamento só existe para a forma aguda da doença, ou seja, não há remédio para as pessoas que contraíram Chagas há muitos anos.

Com a interrupção da transmissão da doença, o secretário espera que a população melhore as condições de vida. "Com essa interrupção da transmissão, a gente aumenta a expectativa de vida, melhora a qualidade de vida, e reduzirá, nas próximas décadas, inclusive a própria participação de pessoas com doenças crônicas do coração relacionadas com doença de Chagas".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo