Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, com apoio da Roche, indica que cerca de 17,5 milhões de domicílios brasileiros possuem pelo menos uma pessoa com doença crônica.

continua após a publicidade

A pesquisa ouviu 2.355 pessoas em 146 municípios do país e, desse total, 31% dos entrevistados informaram ser ou morar com portadores de doenças crônicas.

Os números foram apresentados no final do mês de outubro. Uma parte significativa dos entrevistados afirmou ser ela própria portadora de doença crônica (39% dos entrevistados).

Aproximadamente 7% admitem não ter o hábito de consultar o médico com nenhuma regularidade.

continua após a publicidade

Entre os portadores de doença crônica, 16% não tomam nenhuma medicação ou tomam medicamentos que não foram prescritos por seus médicos.

Cerca de metade dos entrevistados tem alguma dificuldade de acesso aos seus medicamentos, sendo que a principal causa é a falta de recursos financeiros para adquiri-los.

continua após a publicidade

Dos que compram seus remédios 35% o adquirem pelo preço cheio. Stephen Stefani, do comitê latino-americano da Sociedade Internacional de Farmacoeconomia, chama a atenção para o significado prático desses números.

“Enquanto não se dedicar recursos e esforços para prevenção de doenças crônicas, as inevitáveis despesas decorrentes da assistência médica das pessoas idosas travam incorporações e avanços que são cientificamente consolidados, dificultando cada vez mais a equidade que todos buscamos para nosso país”, alertou.