No tocante aos valores nutricionais, a manteiga e a margarina se equivalem. Enquanto a manteiga apresenta 747 kcal/100g, a margarina convencional possui 750 kcal pela mesma quantidade. Já a margarina light conta com a metade das calorias das duas, cerca de 342 kcal/100g.
Mas, qual a mais indicada para o consumo diário? Segundo o nutrólogo Hélio Osmo, consultor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres Diet/Light, ABIAD, a margarina é a mais indicada para se consumir com freqüência. ?O ideal é que se consuma margarinas lights (para quem faz restrições de peso) ou as normais, de preferência as com ômega 3, ricas em ácidos graxos polinsaturados e livres de gorduras trans?, alerta. Para o especialista, a manteiga pode ser consumida de vez em quando, mas sem exageros.
Isto sem contar que a margarina tem uma vantagem ainda maior, a opção de ser encontrada na versão light, isto é, bem menos calórica. A margarina é uma substância química de origem vegetal, mas muitas pessoas torcem o nariz para isso. No entanto, a manteiga, apesar de ter um sabor melhor, é de origem animal e traz uma substância que em excesso é prejudicial à saúde: o colesterol. Mesmo as manteigas com redução dessa substância e livre de gorduras trans são mais danosas à saúde que as margarinas.
Com relação às margarinas saborizadas não há restrições relevantes. Atualmente, encontramos nas gôndolas refrigeradas dos supermercados alternativas de margarinas com sabores variados: cebola, alho, azeitona, parmesão, mel e até chocolate. São opções para agradar a quem tem aversão pelo gosto do creme vegetal.