As atuais recomendações médicas nacionais e internacionais, inclusive da Sociedade Americana de Diabetes, reforçam a importância de uma dieta alimentar equilibrada para alcançar e manter os níveis normais de glicose no sangue, além da pressão sanguínea e dos índices adequados de lipídios e proteína.
Esses elementos contribuem para a prevenção e a redução das complicações do diabetes. “A dieta equilibrada aliada à prática de exercícios físicos e a medicação são fundamentais para o controle da doença”, explica o nutrólogo Paulo Ribeiro, responsável pela Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Sírio Libanês.
A mudança dos hábitos de vida são essenciais para o controle do diabetes. Quando o paciente precisa perder peso ou recuperar o peso perdido, suplementos orais desenhados para o paciente diabético auxiliam tanto na recuperação nutricional quanto na perda saudável de peso, favorecendo, ao mesmo tempo, o controle da glicemia e diminuindo o risco de complicações desencadeadas pela doença.
Pesquisas mostram que estes nutrientes melhoram o controle glicêmico e os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Abaixo dez passos para uma alimentação saudável.
1. Estabeleça horário para as refeições (5 a 6 por dia)
2. Consuma legumes, verduras e frutas
3. Escolha alimentos ricos em fibras
4. Evite alimentos ricos em açúcares como doces, refrigerantes, chocolates e outras guloseimas
5. Consuma pouco sal
6. Diminua o consumo de gorduras como manteiga, margarina e frituras
7. Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas
8. Beba bastante água
9. Evite o sobrepeso
10. Tenha uma alimentação saudável e pratique atividade física moderada regularmente.