A melhor forma de se alimentar nos dias de Carnaval é por meio de uma dieta rica em carboidratos.

continua após a publicidade

Esta é a primeira dica de Mauro Scharf, endocrinologista do Curitiba Santa Casa/DASA, para os foliões que querem distância da dor de cabeça na quarta-feira de cinzas.

O especialista explica que pães, cereais, arroz, milho, batata, mandioca, frutas e doces em geral são as melhores fontes de carboidrato. Quando não ingeridos junto com as gorduras, como sorvetes e chocolates, não são tão calóricos como se imagina.

O ideal, segundo o especialista, é que o preparo para a maratona do Carnaval comece alguns dias antes da festa, garantindo os estoques completos de glicose no fígado e o alto rendimento físico durante a brincadeira. O folião também não deve deixar de se alimentar durante a festa.

continua após a publicidade

O médico reforça que é preciso estar sempre bem hidratado. “Perdemos água pela transpiração excessiva, pela fala exagerada, pela ação desidratante da cerveja”, reforça.

Pelo fato de perdermos água e substâncias como sódio e potássio, o ideal seria a hidratação através de líquidos isotônicos, sucos e água de coco, que repõem também este tipo de perda.

continua após a publicidade

Em caso de alguma infecção, o paciente deve procurar ficar em casa até se sentir mais disposto. Os sintomas mais comuns são diarreia, náusea, dores abdominais, vômito e mal-estar.

No caso de algum desses sintomas ser percebido, deve-se ingerir muita água para hidratar o organismo e evitar o uso de medicamentos sem prescrição. Se persistir, a melhor opção é buscar ajuda médica.