DF fará mutirão de cirurgias de reconstrução de mamas

O governo do Distrito Federal irá realizar em março o terceiro mutirão para reconstruir a mama de mulheres que passaram por mastectomia (retirada do seio) em decorrência do câncer. A meta é atender a 60 pessoas, o que representa a metade do contingente de mulheres que aguardam na fila no Distrito Federal. Segundo o governo, a expectativa é que todas elas passem pelo procedimento até o final de 2012.

No ano passado, foram realizados dois mutirões pela Secretaria de Saúde em parceira com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Somente em 2011, 165 mulheres passaram pelo procedimento na rede pública do Distrito Federal.

Participaram 120 cirurgiões plásticos, especialistas em reconstrução mamária, 32 anestesiologistas e 90 profissionais de enfermagem. Alguns procedimentos podem durar até cinco horas. Foram usadas 19 salas de cirurgia na rede pública e 11 na rede privada.

O governo do DF informou ainda que, quando a fila de espera estiver “zerada”, a cirurgia de reconstrução será feita, em pacientes aptas, na mesma cirurgia da mastectomia, além de dar continuidade ao programa de reconstruções tardias.

AE

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo