Acostumado a observar lesões, o professor doutor Hudson de Araújo Couto, especialista em lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomoleculares (DORT), apresenta 10 dicas fundamentais para quem trabalha com o computador.

continua após a publicidade

1. Correção visual – Se o usuário necessita de alguma correção visual, deve consultar um oftalmologista com freqüência e sempre manter seus óculos ou lentes de contato em dia.

2. Reflexos na tela – O monitor deve estar sempre de lado para a janela. Fontes de reflexo na tela do monitor devem ser eliminadas. Evite os filtros propostos como tendo propriedades anti-reflexo.

3. Monitor de vídeo – O monitor de vídeo deve estar bem em frente aos seus olhos. Em relação à altura do monitor de vídeo, a posição ideal é um pouco abaixo da projeção horizontal de seus olhos.

continua após a publicidade

4. Cadeira – Use uma cadeira ergonomicamente correta. Atenção também para os braços da cadeira: caso eles impeçam o acesso confortável ao posto de trabalho, prefira cadeira sem braços.

5. Mesa de trabalho – Se você é muito alto (maior que 1,75m), provavelmente necessitará de uma mesa mais alta que o padrão de 75 cm. Procure alguma forma de elevar sua mesa, através de calços ou de mesas especiais dotadas de regulagem de altura.

continua após a publicidade

6. Postura correta – Procure sentar-se sempre alinhado com o eixo da cadeira. Evite sentar-se torto. Seu corpo, o teclado e o monitor de vídeo devem estar alinhados. Os pés devem estar sempre apoiados.

7. Teclado – Enquanto estiver digitando, não fique com o punho apoiado sobre a mesa ou sobre uma almofada eventualmente existente. Também procure conhecer teclas de atalho, reduzindo o uso do mouse.

8. Mouse – Procure um mouse que seja adequado ao tamanho da sua mão. Procure trabalhar com os braços junto do corpo. Evite ao máximo esticar ou abrir o braço para operar o mouse.

9. Pausas – Em qualquer situação, a cada duas horas (no máximo) interrompa o trabalho por 10 minutos, levante-se, ande um pouco e faça uma bateria de exercícios de distensionamento e de alongamento.

10. Escute seu corpo – Caso ao usar o computador você sinta algum tipo de dor, cansaço visual ou reflexos incômodos, procure mudar de posição ou interromper seu uso por alguns minutos. Identifique o que está errado, corrigindo sua condição de trabalho.

Fonte: Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES).