As altas temperaturas do verão tornam a ida à praia inevitável. Tudo se transforma em alegria, menos o pacote sol, sal e cloro, uma verdadeira agressão aos cabelos. As idas à piscina, assim como dias prolongados tostando à beira-mar, são motivos extras para se preocupar com a saúde dos fios. E, como prevenir é sempre melhor do que remediar, é bom aproveitar que a estação está apenas começando e proteger as madeixas antes que seja tarde.
Todos têm direito a relaxar nas férias. Até mesmo os seus cabelos. Por isso, aproveite as férias para dar um descanso para eles. Não importa se o seu destino é a praia ou a piscina, tente deixar fora da bagagem secadores, chapinhas e inclua xampus, cremes, máscaras e reparadores de pontas. Cada vez mais surgem no mercado produtos voltados para a estética dos cabelos. Assim como a pele, os cabelos necessitam de cuidados com higiene, hidratação e proteção solar.
Conforme a dermatologista Maria Helena Amorim, os fatores externos, como a exposição excessiva ao vento, sol, água do mar e das piscinas, poluição ambiental, freqüência excessiva de pranchas e escovas e uso indiscriminado de tinturas, prejudicam a estrutura capilar. Por isso, ela enfatiza que os cuidados com o cabelo devem ser redobrados, principalmente com a hidratação dos fios. ?Quando chega nessa época, o cabelo costuma apresentar pontas danificadas?, atesta, sugerindo o uso de hidratantes e a cauterização dos fios com queratina. Para completar, a radiação tem o poder de oxidar os pigmentos que dão a cor aos cabelos, desbotando os fios.
Ressecamento
Aquelas que freqüentam piscinas também não devem abrir mão de produtos que formem uma barreira protetora. Em contato com os fios, o cloro das piscinas reage com a química usada em colorações, permanentes e alisamentos. Essa reação pode provocar ressecamento e modificar a coloração dos cabelos. Tanto para depois do banho de piscina quanto para o de mar, a orientação é de que os cabelos devam ser lavados com água doce, com o uso de creme ou protetor e desembaraçados com um pente de dentes largos. ?É importante reaplicar o produto após algumas horas, pois tanto cremes convencionais quanto protetores específicos têm uma ação que dura pouco tempo?, recomenda Maria Helena.
Outra orientação é para quem tem costume de manter os cabelos presos. O ideal é fazer tranças presas com elásticos acolchoados e prendedores do tipo "piranha", evitando-se os elásticos de borracha e grampos, que só maltratam os fios. Outra recomendação da dermatologista é o uso de chapéus e lenços, de preferência que não abafem o cabelo. ?Os cabelos molhados não devem ser mantidos presos ou abafados por muito tempo?, orienta a cabeleireira Roseli Dias.
Ao chegar em casa, lave a cabeça com água morna e use xampus e condicionadores para fios ressecados e danificados, mesmo que não seja seu caso. Procure por produtos que tenham em suas formulações ingredientes com poder hidratante. Uma vez por semana, use um xampu específico para remover resíduos de protetor solar, creme de tratamento, sal e cloro. ?Mantendo esses cuidados, seus cabelos não perderão o brilho durante toda a estação?, garante Maria Helena Amorim.